Seja bem vindo
Cascavel,21/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Luciano Barros

Cafelândia terá duas mulheres na mesma chapa majoritária


Cafelândia terá duas mulheres na mesma chapa majoritária

A Aliança PSDB e Cidadania, de Cafelândia, vai anunciar, na convenção que será agendada para os próximos dias, uma composição inédita para a disputa da majoritária. Serão duas mulheres, no momento, ainda como pré-candidatas, uma concorrendo ao cargo de prefeita e outra a vice-prefeita. No entanto, ainda não há definição sobre quem encabeça a chapa, mas a disputa ficará concentrada na vereadora Fernanda Dalprá (PSDB) e a professora Cleusa Fernandes Ramos Lesniewski (Cidadania). Ambas afinaram o discurso e garantem que estão juntas para o que der e vier, independentemente do posicionamento na coligação. "Agora, deixamos de ser Cidadania e PSDB e somos um só, uma federação", destacou Cleusa. Segundo ela, o grupo está montando uma chapa completa de pré-candidatos a vereador e a intenção é disponibilizar nomes de comprovada competência e disposição para trabalhar em favor do município.

Longevidade e consistência são marcas de Luiz Ernesto


Único chefe do poder executivo da região da Amop a ter chances, no momento, de disputar um quinto mandato como prefeito, o médico Luiz Ernesto de Giacometti tem consolidado sua pré-campanha com um pacote inédito de obras, somado ao esforço em angariar apoios de lideranças políticas de Curitiba e Brasília, fruto de um longevo relacionamento com as autoridades máximas do Paraná e do Brasil. Ele acaba de voltar de Brasília, com uma série de novidades e um pacote de novos investimentos. Mas nem tudo são flores: a oposição se articula para disputar contra Giacometti nas eleições de outubro próximo. Todavia, e aparentemente, utilizando políticos que já passaram pelo crivo das urnas, ou seja, nada de novo no front. Os nomes mais cotados são o do ex-vice-prefeito Chico Brum; a ex-vereadora Rose Delai; o vereador Rodrigo Ribeiro e o advogado e ex-vereador Nico Manfroi.

Santa Lúcia praticamente repete o cenário de quatro anos atrás

Atual vice-prefeito de Santa Lúcia, o professor Jaury Scariot é o nome da situação para disputar, na condição de pré-candidato, a chefia do poder executivo local. Caso consolide seu nome na convenção do Republicanos, Jaury vai na cabeça, faltando definir o candidato a vice-prefeito, que virá do MDB, partido do atual prefeito Renato Tonidandel. O adversário deve ser o mesmo da eleição passada, Silvano Tortelli, do Cidadania, tendo como candidata a vice-prefeita, a vereadora Zélia Cupini, do PDT. “Estamos trabalhando firme, visitando as famílias e mostrando que Santa Lúcia está no caminho certo”, diz Jaury.

Anahy polariza disputa entre PSD e PT


A sucessão do prefeito reeleito Carlos Reis (PSD), em Anahy, sugere um embate de forças partidárias antagônicas, o que desenha um cenário de acirrada disputa. Não será fácil para os pré-candidatos que se manifestarem até agora viabilizar conquistas históricas que o atual prefeito Carlão, como é mais conhecido, obteve ao longo dos últimos oito anos. Mas, disposição não falta para os dois postulantes: de um lado, o vereador e colega de partido de Carlão, Arilson Batista de Sousa, que terá como pré-candidato a vice-prefeito, provavelmente, um nome indicado pelo MDB. Do outro, aparece Odair Miranda, do PT, que disputou a eleição de 2020 para prefeito, sem êxito.

Picoli quer fortalecer as políticas da causa autista em Santa Tereza


Pré-candidato a prefeito de Santa Tereza do Oeste, o vereador Marcelo Picoli (PSB) elegeu a causa autista como uma de suas prioridades, caso eleito em outubro, para substituir o atual prefeito, Élio Marciniak (PSD). Um conjunto de ações mostram isso: todas as Leis Municipais sobre autismo são de sua autoria e indicação; o reconhecimento da Amasto, como entidade que presta assistência a esse público-alvo e o título de utilidade pública também são conquistas, bem como a proibição de soltura de fogos. E ainda: criação do Dia Municipal do Autismo, prioridade de atendimento médico-hospitalar e repasse mensal de recursos, a título de subvenção. Além disso, repasse de recursos próprios no valor de mais de R$ 12 mil e destinação de verbas públicas, através de emendas parlamentares à saúde, de mais R$ 500 mil, com prioridade no atendimento da causa autista.

Bastidores do poder pegam fogo em Curitiba

Enquanto a discussão política nas cidades paranaenses resume-se à consolidação de alianças para reforçar pré-candidaturas a prefeito e vice para as eleições de outubro próximo, na Capital, Curitiba, os bastidores fervilham, com muito mais intensidade. Porém, o foco está nas eleições para o Governo do Estado e para o Senado, em 2026. A sinalização atual é a seguinte: a situação divide-se entre dois nomes fortes: o do primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), e o prefeito da Capital, Rafael Greca, também do PSD. Curi, candidato à presidência da Alep, nas eleições previstas para agosto, tem como objetivo de vitaminar seu nome nos 399 municípios do Estado. Greca, por sua vez, navega em números de aprovação recorde em seu mandato e tem tratado os conteúdos de suas redes sociais com profissionalismo e bom humor. Voltando à eleição da mesa da Alep, tudo indica que Ademar Traiano (PSD), atual presidente, seja o nome de consenso para ocupar a primeira Secretaria, a mais forte da Casa. Já a disputa ao Senado, após o furacão Sérgio Moro (UNIÃO) e sua manutenção no mandato, pode colocar, lado a lado, Ratinho Junior (PSD), Paulo Martins (PL) e Michelle Bolsonaro (PL) no grupo da situação. Na oposição, Gleisi Hoffmann (PT) é o nome mais forte. Correm por fora os nomes de Ricardo Barros (PP) e Deltan Dallagnol (NOVO).

Sai esposa, entra marido


Em Iracema do Oeste, a prefeita Elza Rodrigues (PP) pode abrir mão da candidatura à reeleição e apoiar seu marido, o ex-prefeito Leônidas Rodrigues, que governou o município por dois mandatos consecutivos e hoje ocupa o cargo de secretário municipal de Saúde. Leônidas, um político experiente e com excelente trânsito em Curitiba e Brasília, seria a grande surpresa do pleito no município e suas chances de vitória, na condição de pré-candidato, são significativas. A oposição aguarda a definição do quadro - e também a definição jurídica - para o lançamento de um nome à altura, que pode ser o de outro ex-prefeito: Donizete Lemos (PSD). De qualquer forma, se o cenário se concretizar, será uma luta de titãs, uma disputa voto a voto, como é tradição no município, onde uma ou duas famílias fazem a diferença no resultado final.

Reviravolta em Quatro Pontes


Consta, nos bastidores da política partidária de Quatro Pontes, que é cada vez mais provável a desistência da pré-candidatura à majoritária do vice-prefeito Tiago Hansel, que tem focado suas atenções na carreira acadêmica. Diante dessa nova realidade, o prefeito João Laufer deve apoiar a pré-candidatura de Max Wickert, tendo como pré-candidato a vice Pedrinho Tonelli, que atualmente preside o Legislativo local e possui uma vasta trajetória política, com cinco mandatos de vereador, sendo três como presidente.

- Luciano Barros é jornalista e colunista do Jornal Paraná Oeste |  Contato: lucianobarros@gmail.com




COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.