Seja bem vindo
Cascavel,22/12/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Canal Meio

Após prisão, PF quer saber quem financiava Braga Netto


Após prisão, PF quer saber quem financiava Braga Netto

Após prender o general Walter Braga Netto no sábado por decisão (leia a íntegra) do ministro do STF Alexandre de Moraes, a Polícia Federal agora segue o rastro do dinheiro que, segundo o tenente-coronel Mauro Cid, foi entregue pelo ex-ministro de Jair Bolsonaro para planejar a execução de autoridades da República. De acordo com a delação do ex-ajudante de ordens e informações da investigação, foi com dinheiro transportado por Braga Netto e entregue ao major Rafael de Oliveira que teria sido comprado um celular usado na organização dos crimes. Os recursos que passaram pelo general, disse Cid, foram levantados com o "pessoal do agronegócio". Em depoimento prestado em 21 de novembro, o tenente-coronel afirmou que, dias após uma reunião em 12 de novembro de 2022, o militar esteve em reunião com ele e Braga Netto, quando o general entregou o dinheiro dentro de uma sacola de vinho para a realização da ação. A PF conseguiu identificar que, no dia 15 de dezembro, data em que Moraes seria sequestrado pelos golpistas, o major comprou um celular em uma loja de Goiânia e pagou R$ 2,5 mil em espécie. (Globo)

A prisão do general não surpreendeu oficiais do Exército. Braga Netto é acusado de tentar interferir nas investigações para obstrui-las. O envolvimento do general na tentativa de golpe e em iniciativas apontadas pela PF para conhecer o conteúdo da delação de Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi considerado grave. Após a prisão do general Mário Fernandes, que foi secretário executivo do então ministro da Secretaria-Geral do Governo, Luiz Eduardo Ramos, a avaliação dos militares é de que as ações da PF ainda farão a corporação sangrar por um bom tempo. E agora há a crença de que os próximos generais na lista dos agentes federais são o ex-ministro Augusto Heleno e o próprio Ramos. (Estadão)

Moraes escreveu em sua decisão que os elementos de prova trazidos pela PF indicaram a existência de "gravíssimos crimes" cometidos pelo general, além de demonstrarem a "extrema periculosidade" dele e dos demais envolvidos na tentativa de golpe de 2022. O magistrado também sustentou que os fatos demonstram que os investigados formaram uma organização criminosa com o objetivo de cometer atos de violência, monitorar alvos e planejar os sequestros e homicídios dele, do presidente Lula e do vice-presidente, Geraldo Alckmin. (Metrópoles)

Em nota, a defesa de Braga Netto negou que ele tenha tentado obstruir investigações. "Teremos a oportunidade de comprovar que não houve qualquer obstrução às investigações", escreveram os advogados, liderados por Luís Henrique Cesar Prata. A prisão foi decretada por Moraes a pedido da PF e com aval da Procuradoria-Geral da República. Segundo o chefe da PGR, Paulo Gonet, a representação da PF traz provas suficientes da tentativa do general de interferir nas investigações. (Folha)

E os brasileiros, em sua maioria (65%), estão "pouco" ou "nada informados" sobre as investigações a respeito da tentativa de golpe de Estado, aponta pesquisa feita pelo Ipec com 2 mil pessoas de 131 cidades. Quem respondeu ao levantamento se mostrou dividido sobre se Bolsonaro participou da tentativa de golpe (43%) ou se ele está sendo "perseguido politicamente" (42%). Mas para 80% das pessoas, não deve haver anistia para os golpistas e que eles "deveriam ser julgados e punidos conforme a lei". (Globo)

Igor Gielow: "Braga Netto precisa de um julgamento justo e ampla defesa, algo que foi negado a toda uma geração pelos fardados. Com sorte, o processo poderá transformar o divisor de águas de sua prisão numa revolução dentro do Exército. O dano da simbiose que as Forças Armadas estabeleceram com o bolsonarismo levará muito tempo para ser expurgado, mas a tentativa de ressuscitar o papel político delas esbarrou nas instituições democráticas". (Folha)

Leia as conversas que motivaram a prisão de Braga Netto, e entenda os novos elementos contra ele no último depoimento de Mauro Cid. (Poder360 e Veja)

Um gesto de delicadeza

Spacca

O presidente Lula ganhou alta do hospital Sírio-Libanês neste domingo após ter uma resposta "acima do esperado", segundo sua equipe médica. Lula apareceu no meio da coletiva e, com emoção, disse ter ficado "assustado" durante os dias que passou internado. "Preciso ficar tranquilo uns 60 dias, mas posso trabalhar normalmente. Nunca penso que vou morrer, mas tenho medo", afirmou o presidente, que agradeceu a Deus, aos médicos e às pessoas que rezaram por ele. Lula ficará em São Paulo até quinta-feira, quando fará uma tomografia para avaliar sua recuperação. Nos próximos dois meses, não poderá fazer atividade física e viagens internacionais. A alta veio seis dias após a cirurgia que o presidente fez às pressas para conter um sangramento na cabeça decorrente da queda que sofreu há dois meses. (g1)

Em entrevista ao Fantástico, Lula afirmou estar "totalmente bem", tirou o chapéu para mostrar os curativos na sua cabeça, falou em retomar compromissos em Brasília após quinta-feira e refletiu sobre os desafios do seu governo. (TV Globo)

Apontado como uma alternativa da direita para a próxima eleição presidencial, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse neste domingo que pretende disputar a reeleição em 2026. "Qual é a minha opção, qual é o meu caminho em 26? É continuar em São Paulo", afirmou durante entrevista ao programa Canal Livre, da Band. "Eu sou muito fiel àqueles que me elegeram", completou. (Folha)

No Diálogos com a Inteligência desta semana, Christian Lynch recebe Lorena Mochel, doutora em antropologia social. No papo, como os evangélicos usam as mídias digitais no Brasil, o fenômeno do WhatsApp dentro da comunicação religiosa e a coletividade de mulheres que espalham o evangelho. O Diálogos com a Inteligência é uma parceria da revista Insight Inteligência (assine) com o Meio. (YouTube)

A Assembleia Nacional da Coreia do Sul votou a favor do impeachment do presidente Yoon Suk Yeol por sua declaração de lei marcial há 12 dias, o que foi interpretado como uma tentativa de autogolpe. Yoon está suspenso do cargo e quem assume interinamente é o primeiro-ministro Han Duck-soo. O Tribunal Constitucional analisará em 180 dias se mantém ou rejeita a decisão da Assembleia. Se confirmado o impeachment, Yoon será removido do posto e uma nova eleição presidencial será realizada após 60 dias. O presidente chamou a decisão de "impasse temporário" e disse que seguirá "dando o máximo pelo país até o último momento". De 300 parlamentares, 204 foram a favor da destituição, apenas quatro a mais do que o mínimo necessário. (Korea Times)

Para ler com calma. O grupo rebelde Hay'at Tahrir al-Sham (HTS) derrubou uma ditadura de meio século em poucos dias. Agora a disputa é para definir o futuro da Síria rapidamente e evitar que rivalidades étnicas, políticas e sectárias desencadeiem uma guerra ainda maior do que o conflito que tem dividido a nação por treze anos, analisa a New Yorker. Os 23 milhões de habitantes incluem várias seitas muçulmanas, cristãs, drusas e curdas. Desde a independência em 1946, foram 20 golpes até 1970, quando teve início o regime de Hafez al-Assad. "O conflito não acabou", alerta Geir O. Pedersen, enviado especial da ONU. (New Yorker)

A aula inaugural do curso IA: Novos Modos de Usar foi imperdível. Pedro Doria contou em detalhes toda a trama política e corporativa que envolveu a gênese da atual geração de inteligência artificial. Uma história cheia de reviravoltas envolvendo gigantes da tecnologia e da egolatria como Elon Musk, Larry Page e Sam Altman. Perdeu? Não fique triste. Ela está disponível na página do curso. Assista à aula inaugural e depois adquira o curso. Você terá até o começo do próximo ano para maratonar as aulas gravadas e tirar todas as suas dúvidas com os professores nos encontros online em janeiro. Lembrando que assinantes premium do Meio têm 20% de desconto.

separador

Viver

A taxa de mortalidade por Aids no Brasil é a menor em uma década. Em 2023, o índice foi de 3,9%, o mais baixo desde 2013, segundo o Ministério da Saúde. Apesar disso, houve aumento de 4,5% nos casos de HIV em relação a 2022, o que é atribuído a um acesso mais amplo a testes. A maior parte das infecções ocorreu em homens (70,7%), pessoas pretas e pardas (63,2%) e homens que fazem sexo com homens (53,6%), especialmente entre 20 e 29 anos (37,1%). As regiões Norte e Sul lideram as taxas de detecção, com destaque para as cidades de Boa Vista (50,4%), Manaus (48,3%) e Porto Alegre (47,7%). O país pretende eliminar a doença como problema de saúde pública até 2030. (Folha)

Com ventos de 226 km/h, o ciclone Chido atingiu a ilha de Mayotte, no oceano Índico, e o número de mortos pode chegar a mil, segundo autoridades locais. É o ciclone mais forte a atingir o local em 90 anos. Parte da população de 320 mil habitantes enfrenta grave escassez de alimentos, água e abrigo. Mohamed Ishmael, morador da ilha, diz sentir-se "no rescaldo de uma guerra nuclear". Cerca de 100 mil pessoas vivem em favelas e a maioria delas foi totalmente destruída. Ontem o Chido se afastou de Mayotte e atingiu seu terceiro continente, em Moçambique, ainda ventando acima de 200 km/h. (BBC)

E Rayssa Leal foi campeã outra vez. Com o Ginásio do Ibirapuera lotado, em São Paulo, a "fadinha" deu show nas manobras finais e superou quatro japonesas e uma australiana para conquistar o tricampeonato inédito — e consecutivo — do Super Crown, a grande decisão da Liga Mundial de Skate Street (SLS). Rayssa é a primeira mulher tricampeã da competição. (UOL)

separador

Cultura

Autora de obras como O Reizinho Mandão e Marcelo, Marmelo, Martelo, Ruth Rocha, aos 93 anos, renovou seu contrato de exclusividade com a editora Salamandra, do grupo espanhol Santillana, por mais 15 anos. Com mais de 200 livros escritos, 40 milhões de exemplares vendidos e traduções para 25 idiomas, Ruth segue criando e reeditando obras, abordando temas como autoritarismo e preconceito de forma lúdica. A escritora e Maurício de Souza selaram uma inédita colaboração, unindo as turmas do Marcelo e da Mônica em uma HQ. (BBC Brasil)

Wellington é um jovem abandonado pela família após sair de uma casa de recuperação de menores. Sem ter onde morar, ele conhece Ronaldo, um garoto de programa que lhe oferece abrigo, iniciando uma relação íntima e conflituosa. Essa é a história de Baby, premiado filme de Marcelo Caetano, que estreia nos cinemas em 9 de janeiro. O drama tem no elenco principal Ricardo Teodoro, premiado como ator revelação em Cannes 2024, João Pedro Mariano, Ana Flavia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer, Luiz Bertazzo e Marcelo Varzea. (Meio)

Blue Öyster Cult, o lendário quinteto de rock americano, completou sua trilogia de álbuns ao vivo em celebração aos 50 anos de carreira com o lançamento de 50th Anniversary Live – Third Night. O disco traz a íntegra do álbum Secret Treaties (1974), incluindo clássicos como Subhuman, Astronomy e Career of Evil — esta última com letra de Patti Smith —, além de sucessos posteriores. A trilogia 50th Anniversary Live — com First Night e Second Night, lançados em outubro de 2023 e agosto de 2024, respectivamente — foi gravada durante três noites de shows esgotados em 2022, cada uma dedicada a um dos três primeiros álbuns da banda. (Meio)

separador

Cotidiano Digital

O TechCrunch listou aquelas que considera as 51 startups de tecnologia mais disruptivas de 2024. Grandes empresas como OpenAI e Anthropic não entraram no ranking, pois foram escolhidas apenas companhias menos conhecidas, como a GPTZero, que desenvolveu em Princeton um aplicativo de detecção de conteúdo gerado por inteligência artificial. Outra que está na lista é a Abridge, que utiliza IA para transcrever interações entre médicos e pacientes e gerar notas médicas para prontuários eletrônicos de saúde. (TechCrunch)

Ken Paxton, procurador-geral do Texas, anunciou a abertura de uma investigação sobre a Character.AI e outras 14 plataformas por possíveis violações de leis estaduais de privacidade e segurança infantil. Entre os alvos estão empresas como Reddit, Instagram e Discord. A Character.AI, conhecida por permitir interações com chatbots, está no centro de polêmicas recentes, com processos de pais que alegam que os filhos foram expostos a conteúdo impróprio ou perigoso. Entre os casos citados estão alegações de conteúdo sexualizado, sugestões de atos nocivos e até um incidente na Flórida no qual um garoto de 14 anos se envolveu romanticamente com um chatbot antes de cometer suicídio. (Reuters)

A Microsoft anunciou o lançamento do Phi-4, o novo modelo de sua linha Phi de inteligência artificial generativa. Com 14 bilhões de parâmetros, a companhia afirma que o Phi-4 foca em eficiência e evoluiu na resolução de problemas matemáticos. A princípio, a ferramenta será disponibilizada de forma restrita na plataforma Azure AI Foundry para pesquisa. Ainda segundo a Microsoft, o modelo se destaca pelo uso de "dados sintéticos de alta qualidade" combinados com conteúdos gerados por humanos. (Meio)



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.