Seja bem vindo
Cascavel,26/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Canal Meio

PL tenta acelerar votação de anistia a golpistas


PL tenta acelerar votação de anistia a golpistas

O PL protocolou na Câmara dos Deputados um requerimento de urgência pedindo a votação do projeto de lei que pretende anistiar golpistas do 8 de janeiro. O partido conseguiu 262 assinaturas válidas, cinco a mais do que o necessário para que o pedido se tornasse elegível para votação. Apesar disso, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não é obrigado a pautá-lo. As assinaturas são apenas uma forma de demonstrar apoio à matéria. Na semana passada, Motta afirmou que não pautaria propostas que pudessem gerar “crises institucionais”. Aos líderes mais próximos, disse que “não é o momento” para avançar com essa ideia. O requerimento de urgência, depois de aprovado em plenário, acelera a análise de propostas na Casa. Neste caso, o projeto deixaria para trás a tramitação em seis comissões, passando diretamente ao plenário, onde precisaria ser analisado em até 45 dias. Motta está de férias até 22 de abril, e quem está no comando até sua volta é Altineu Côrtes (PL-RJ), vice-presidente da Câmara e aliado de Jair Bolsonaro. Mais da metade (146) das assinaturas a favor da urgência veio de partidos da base do governo Lula. (Globo)

Líder do PL, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) disse que protocolou o requerimento porque, ao monitorar a lista de adesões, observou que havia parlamentares retirando assinaturas. “Deputados me ligaram para avisar que foram cobrados pelo governo. Entendi que o governo poderia fazê-los tirar a assinatura, fazendo chantagem”, alegou. Após protocolada, a urgência só pode ser retirada se mais da metade dos deputados desistir do apoio. “Dei um xeque-mate dentro do regimento. Duvido o governo conseguir tirar 133 assinaturas”, desafiou. Segundo o líder, ele não esperou Motta voltar ao trabalho para protocolar o pedido porque o Palácio do Planalto está “jogando pesado”. (CNN Brasil)

O governo sabe que, cedo ou tarde, o projeto chegará ao plenário da Câmara. E um mapa de cargos é a aposta para frear a adesão do Centrão à anistia. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, pediu a elaboração do mapa (o que já foi feito) assim que assumiu a pasta. A constatação no Planalto é que há deputados com indicações nos órgãos federais que estão muito “soltos” e deixando de votar com o governo. Haverá cobranças em Brasília e, quem não se dobrar, perderá as indicações. (g1)

Conheça os deputados que assinaram o pedido de urgência. (Estadão)

Alvaro Costa e Silva: “Com o argumento furado de pacificar o país, a Câmara trabalha — trabalha como nunca — contra o equilíbrio democrático. Passam o seguinte recado: se vocês tentarem de novo, podem contar com a gente. Em tempo: por que 23 senadores pediram ao Supremo para conversar com o general Braga Netto, que está preso na Vila Militar do Rio? Qual a pauta? Os kids pretos?”. (Folha)

Cassar o mandato de Glauber Braga (PSOL-RJ), como a Câmara parece inclinada a fazer, será punição inédita em um caso de agressão. Em abril de 2024, ele chutou e empurrou um membro do Movimento Brasil Livre acostumado a provocar políticos de esquerda e jornalistas. A história do Legislativo é repleta de episódios de violência que jamais resultaram em perda de mandato. Em 1991, Nobel Moura (PTB-RO) deu dois socos no rosto da então colega e conterrânea Raquel Cândido (PRN-RO), que o acusou de ser envolvido com narcotráfico e prostituição e não foi punido. (Folha)

Meio em vídeo. O que Glauber Braga fez é absurdo. Um deputado não pode expulsar um cidadão da Casa do Povo. Mas a Câmara não pretende cassá-lo por isso, pois jamais cassou um único deputado por não saber se comportar. O problema é o fato de que o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, não gosta de suas críticas, que são corretas. No Ponto de Partida, Pedro Doria afirma que o psolista periga ser cassado pelo que fez certo, não errado. (YouTube)

O governo de Donald Trump cortou US$ 2 bilhões em doações públicas à Universidade de Harvard após a instituição se recusar a cumprir uma série de exigências, incluindo denunciar estudantes estrangeiros por violações de conduta e o fim imediato de programas de diversidade, equidade e inclusão. Segundo Alan Garber, presidente da instituição, “nenhum governo deve ditar como uma universidade privada deve operar”. Harvard é a primeira grande universidade a desafiar o ataque trumpista à educação. A resposta atende a mais de 800 professores, que assinaram em março uma carta pedindo a Garber que “organizasse uma oposição coordenada aos ataques antidemocráticos”. A campanha de Trump contra universidades, cujo primeiro alvo foi Columbia, faz parte de uma estratégia mais ampla de conservadores para conter o que veem como “viés progressista” no ensino superior americano. (New York Times)

Você lê o Meio todo dia? Então considere assinar o Meio Premium. Além de apoiar o jornalismo que você já acompanha, você ganha acesso a conteúdos exclusivos que ajudam a montar o quebra-cabeça do Brasil. Assine.

De olho na segurança digital

De olho na segurança digital

Comprar um ingresso para um show ou reservar uma mesa em um restaurante virou uma corrida digital desigual. Em 2024, 86,5% do tráfego em sites de venda de ingressos foi automatizado e um terço disso veio de bots maliciosos, que burlam sistemas, monopolizam reservas e criam escassez artificial. Para enfrentar esse cenário, o World ID propõe um novo paradigma: em vez de provar quem você é, a tecnologia permite provar que você é uma pessoa única e real, sem revelar sua identidade. Além disso, a adoção do World ID pode transformar a relação das pessoas com a internet a partir de quatro elementos: acesso justo a serviços públicos; proteção contra a exploração de consumidores; privacidade garantida; e resistência à IA e à escalabilidade, já que o World ID é mais robusto contra fraudes e pode ser usado em larga escala. (Meio)

O Brasil registrou 1,24 milhão de tentativas de fraudes em janeiro de 2025, o maior volume contabilizado pela Serasa Experian em dois anos. O número representa uma tentativa a cada 2,2 segundos e marca uma alta de 41,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. O setor mais visado pelos golpistas foi o de bancos e cartões, alvo de mais da metade das investidas (52,5%), seguido por serviços, financeiras e telefonia. A população mais impactada foi a economicamente ativa, com pessoas entre 26 e 50 anos concentrando 60% das ocorrências. O Sudeste liderou em números absolutos, com destaque para São Paulo (338 mil tentativas), mas, proporcionalmente, o Distrito Federal foi o mais afetado, com 8,6 mil casos por milhão de habitantes. (CNN Brasil)

Por falar nisso... Segundo a PSafe, os golpes mais comuns envolvem perfis falsos no WhatsApp, links de phishing por e-mail e SMS, promoções mentirosas nas redes sociais e tentativas de roubo de dados via falso suporte técnico. A recomendação dos especialistas passa por desconfiar de mensagens que pedem dinheiro, verificar a procedência de links e ativar a verificação em duas etapas. (Terra)

separador

Viver

O Brasil participou do badalado voo da Blue Origin apenas com mulheres. Não com uma tripulante, mas com batata-doce e grão-de-bico. Os vegetais foram enviados como parte de uma pesquisa da Embrapa e da Agência Espacial Brasileira sobre produção de alimentos em ambientes com alta radiação e baixa gravidade. Quem conduziu os experimentos foi a engenheira aeroespacial Aisha Bowe, uma das seis tripulantes da expedição. O passeio, que incluiu a cantora Katy Perry e Lauren Sanchez, noiva do CEO da empresa, Jeff Bezos, foi a primeira viagem espacial só com mulheres desde 1963, quando a cosmonauta soviética Valentina Tereshkova decolou sozinha para o espaço. (g1 e CNBC)

Famoso pela basílica da Sagrada Família em Barcelona, o arquiteto catalão Antoni Gaudí está no caminho para ser canonizado pela Igreja Católica. O anúncio foi feito pelo próprio Vaticano. Os devotos de Gaudí pedem que ele seja declarado santo há mais de três décadas, destacando como suas obras convenceram pessoas a se converterem ao catolicismo. (Guardian)

A Anvisa aprovou o pedido de registro definitivo da vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva. A decisão autoriza a aplicação em maiores de 18 anos do primeiro imunizante contra a doença, que afetou 620 mil pessoas no mundo em 2024. O estudo clínico de fase 3, feito com adolescentes brasileiros após uma dose da vacina, mostrou a presença de anticorpos neutralizantes em 100% dos voluntários com infecção prévia e em 98,8% dos que não tiveram contato anterior com o vírus. (g1)

Panelinha no Meio. Que tal misturar tradições no almoço da Páscoa? Uma boa pedida é o cordeiro marroquino, feito com grão-de-bico, azeitonas e montes de especiarias.

separador

Cultura

Com a showrunner Francesca Gardiner e o diretor Mark Mylod à frente do projeto, a HBO confirmou os primeiros nomes do elenco da série Harry Potter. O único que já era conhecido era John Lithgow, de Conclave, que será Alvo Dumbledore, enquanto Janet McTeer fará o papel de Minerva McGonagall, Paapa Essiedu viverá Severo Snape e Nick Frost será Hagrid. Também foram confirmados Luke Thallon como o Professor Quirrell e Paul Whitehouse como Argus Filch. As gravações estão programadas para começar em meados deste ano, enquanto a estreia deve ocorrer em 2026. O projeto deve durar uma década e sete temporadas, uma para cada um dos sete livros da saga de J.K. Rowling. (Variety)

O novo filme de Alejandro González Iñárritu, que deve estrear em 2 de outubro de 2026, ainda não tem título, mas já tem grande elenco. Além de Tom Cruise, a estrela de House of the Dragon, Emma D'Arcy confirmou sua participação no longa, que também terá nomes como Sandra Hüller (Anatomia de uma Queda e Zona de Interesse), John Goodman (Argo e O Grande Lebowski) e Sophie Wilde (Babygirl). A produção conta a história do homem mais poderoso do mundo que embarca em uma missão frenética para provar que é o salvador da humanidade antes que o desastre que ele desencadeou destrua tudo. (Deadline)

Escrito por Keanu Reeves, em parceria com China Miéville, chega ao Brasil o livro de algum outro lugar (assim mesmo, em letras minúsculas), uma expansão do universo criado pelo protagonista de Matrix com o roteirista de quadrinhos Matt Kindt. A história se passa em um universo alternativo ao da série de HQs BRZRKR, no qual o herói/anti-herói Unute narra a saga de um guerreiro imortal em uma jornada milenar para compreender sua vida. (Meio)

separador

Cotidiano Digital

Começou nos Estados Unidos o julgamento antitruste contra a Meta, acusada pela Comissão Federal de Comércio (FTC) de consolidar um monopólio nas redes sociais ao adquirir o Instagram e o WhatsApp. Segundo a acusação, a empresa de Mark Zuckerberg agiu para “comprar ou enterrar rivais”, restringindo a concorrência e prejudicando consumidores. A FTC quer que as aquisições sejam desfeitas, mas a defesa argumenta que enfrenta forte concorrência de plataformas como TikTok e YouTube, e que o governo aprovou as fusões há mais de uma década. O julgamento deve durar oito semanas. (New York Times)

Aliás, a big tech anunciou que começará a usar interações com seu assistente Meta AI, além de postagens e comentários públicos de adultos, para treinar seus modelos de inteligência artificial na União Europeia. Usuários do Facebook e Instagram receberão notificações com detalhes sobre a coleta de dados e acesso a um formulário para rejeitar o uso. Segundo a empresa, mensagens privadas e dados de adolescentes não serão utilizados. (Reuters)

E a OpenAI apresentou o GPT-4.1, sucessor do modelo de IA multimodal GPT-4o. A nova versão foi lançada como uma opção aperfeiçoada em “praticamente todas as dimensões”, sobretudo em codificação e no acompanhamento de instruções. O GPT-4.1 já está disponível para desenvolvedores pela API, junto com as versões Mini e Nano, este último anunciado como o “menor, mais rápido e mais barato” da companhia até o momento. Os três modelos podem processar até um milhão de tokens de contexto (texto, imagens ou vídeos incluídos em um prompt), ante os 128 mil do GPT-4o. (The Verge)



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.