Seja bem vindo
Cascavel,26/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Canal Meio

China vai ao Conselho de Segurança da ONU contra Trump


China vai ao Conselho de Segurança da ONU contra Trump

A guerra comercial deflagrada por Donald Trump chegou a um palco onde normalmente são tratados conflitos mais sangrentos. A China convocou para a próxima semana uma reunião informal do Conselho de Segurança da ONU na qual pretende denunciar os Estados Unidos por transformar tarifas em armas, “lançando uma sombra sobre os esforços globais pela paz e o desenvolvimento”. Na noite de terça-feira, a Casa Branca divulgou um comunicado informando que a importação de produtos chineses chegaria a 245%, em resposta à decisão de Beijing de suspender a exportação de “terras raras”, minerais estratégicos para a indústria de tecnologia. Trump também determinou uma investigação sobre a dependência americana da importação desses materiais. A iniciativa da China de ir ao Conselho de Segurança, onde ela e os EUA têm poder de veto, veio no mesmo dia em que foi anunciado o crescimento de 5,4% no PIB do país no primeiro trimestre. O resultado foi maior que o esperado pelos analistas, que, entretanto, preveem impactos da guerra comercial sobre a economia chinesa. (Reuters e Business Standard)

Mas os efeitos não serão sentidos só no Oriente. O presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), Jerome Powell, disse que as tarifas implementadas por Trump “muito provavelmente” vão provocar um aumento na inflação no curto prazo, alertando que esses efeitos podem se estender por um período maior. Durante evento em Chicago, Powell avaliou que as políticas econômicas de Trump ainda estão em desenvolvimento, mas que afastam o Fed de seus objetivos de estabilizar os preços e estimular o emprego. Ao mesmo tempo, a Organização Mundial do Comércio (OMC), previu que o comércio global de mercadorias deve cair 1,5% este ano, devido à guerra tarifária. (Washington Post e Folha)

Os conflitos provocados por Trump não se restringem à economia. Nesta quarta-feira, o juiz federal James Boasberg determinou que o governo pode ser processado por “descumprir intencionalmente” uma ordem judicial. A Justiça havia suspendido a deportação de 200 pessoas até que suas defesas fossem ouvidas, mas o governo as expulsou sem que isso fosse feito, invocando uma lei de 1798, criada para tempos de guerra. Boasberg deu prazo até o dia 23 para que a Casa Branca mande explicações. Do contrário, iniciará uma investigação para identificar os responsáveis pelas deportações. (BBC)

Meio em vídeo. Donald Trump é um tirano. Sim, a frase é forte. Mas ela não é hiperbólica. É puramente descritiva. Se entendemos suas ações, se entendemos o que faz de alguém um tirano, isso fica óbvio. Confira a opinião de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

Os restos mortais de dois desaparecidos durante a ditadura militar foram identificados entre o material recolhido em uma vala clandestina no cemitério de Perus, em São Paulo. Segundo a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, os ossos são de Denis Casemiro e Grenaldo de Jesus Silva. De acordo com a Comissão da Verdade, Grenaldo era um militar expulso da Marinha após o golpe de 1964 e morto oito anos depois quando tentava sequestrar um avião. Já Denis era operário e militante de esquerda. Foi preso no Maranhão em 1971, levado para São Paulo e fuzilado após um mês de torturas. A vala clandestina de Perus foi descoberta em 1990 com mais de mil ossadas. (g1)

O apagão de investimentos públicos previsto para 2027 vai além das despesas não obrigatórias. Projeções iniciais do governo federal para o Orçamento daquele ano indicam que faltará dinheiro para os investimentos mínimos constitucionais em educação e saúde em função do pagamento de precatórios e dos limites impostos pelo arcabouço fiscal. No detalhamento do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026, divulgado nesta quarta-feira, o governo faz projeções para os próximos quatro anos e diz que será necessário aumentar a receita e fazer uma revisão dos gastos obrigatórios. (Globo)

Mas há problemas financeiros no presente também. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) comunicou ao Tribunal de Contas da União (TCU) que a falta de recursos e de pessoal pode comprometer “a eficácia da supervisão da segurança” dos voos no país. O Ministério de Portos e Aeroportos não se manifestou sobre o documento da Anac. (Folha)

O Palácio do Planalto já trata como certa a ida do deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) para o Ministério das Comunicações no lugar de seu correligionário Juscelino Filho, denunciado pela Procuradoria Geral da República por corrupção. Falta, porém, combinar com a bancada do partido. Pedro Lucas, que é líder da legenda na Câmara, ainda não aceitou publicamente a nomeação e marcou uma reunião com os colegas para depois da Páscoa. Há o temor de que a ida dele para o governo abra espaço para a eleição de um novo líder mais à direita, o que dificultaria a relação com o Executivo, já não muito boa. Embora ocupe também a pasta do Turismo, o União Brasil foi o partido da base governista que mais deu assinaturas, 40, ao pedido de urgência para o projeto que anistia os envolvidos no 8 de janeiro. (Estadão)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, está trocando o PSDB pelo PSD. A mudança será oficializada no dia 6 de maio, em Porto Alegre. Os tucanos elegeram três governadores em 2022, mas ficarão apenas com Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul, já que Raquel Lyra, de Pernambuco, também foi para o PSD em março. Na conversa com a direção nacional do partido, não há qualquer garantia a Leite de que ele disputará a Presidência da República pela sigla. Em 2022, o PSD chegou a oferecer o partido para ele se lançar à Presidência, mas Leite optou por ficar no PSDB e concorreu à reeleição. O PSD já deu preferência ao governador do Paraná, Ratinho Júnior, na corrida ao Palácio da Alvorada. Uma das possibilidades para Leite é ser candidato ao Senado em 2026. (g1)

Aqui a gente informa com rigor, abre caminho para o diálogo e analisa o Brasil sem cair no jogo da polarização. Quem é premium aproveita ainda mais nossos conteúdos em vídeo e texto, com produções, análises e reportagens especiais. Não perca mais tempo. Assine.

separador

Viver

Uma equipe de cientistas afirma ter encontrado a indicação mais forte até o momento de vida extraterrestre em um planeta fora do nosso sistema solar conhecido como K2-18b, que orbita uma estrela a 120 anos-luz da Terra e foi descoberto em 2017. Uma análise repetida da atmosfera do exoplaneta sugere a abundância de dois gases — dimetil sulfeto (DMS) e dissulfeto de dimetila (DMDS) — que, na Terra, têm apenas uma fonte conhecida: organismos vivos, como algas marinhas. A pesquisa, da Universidade de Cambridge, tem como principal autor o astrônomo Nikku Madhusudhan. Os resultados foram publicados nesta quarta-feira na revista científica Astrophysical Journal.

Por unanimidade, os cinco juízes da Suprema Corte do Reino Unido decidiram que uma mulher é definida pelo sexo biológico, segundo a Lei da Igualdade de 2010. O tribunal decidiu a favor do grupo da campanha For Women Scotland, que processou o governo escocês sob o argumento de que as proteções para mulheres deveriam ser aplicadas apenas a pessoas nascidas com o sexo biológico feminino. O juiz Lord Hodge enfatizou que a lei ainda oferece proteção contra discriminação a pessoas transgênero. A sentença é aplicada tanto à Escócia como à Inglaterra e País de Gales. (BBC)

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina publicou no Diário Oficial da União uma resolução que proíbe o bloqueio hormonal em crianças e adolescentes e a terapia hormonal em menores de idade, além de aumentar, de 18 para 21 anos, a idade mínima para realização de cirurgias de redesignação sexual. (g1)

Com o objetivo de evitar a compra sem prescrição médica e o uso fora das indicações aprovadas na bula, a Anvisa decidiu nesta quarta-feira que medicamentos usados no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, devem ser vendidos apenas com retenção de receita. Com as novas regras, os remédios vão seguir as mesmas normas aplicadas em vendas de antibióticos, que têm a segunda via retida pelo estabelecimento. A resolução passa a valer 60 dias após publicação no Diário Oficial da União. (Folha)

Após os cursos de medicina mostrarem uma piora no último Enade, oposição e governo divergem sobre a criação de uma prova para médicos recém-formados antes de exercerem a profissão. Enquanto parlamentares da oposição defendem que haja um exame semelhante ao que ocorre com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a senadora Teresa Leitão (PT-PE) conseguiu aprovar uma audiência pública para debater o novo exame. Alguns especialistas defendem que a avaliação deve ser seriada, ao longo do curso, e não apenas ao final da graduação. (Globo)

Panelinha no Meio. Nem pernil, nem cordeiro. Vamos fugir dos clichês neste almoço de Páscoa fazendo um rosbife com molho de figo e vinho com purê de batatas.

separador

Cultura

Com dois feriados colados – e um extra para os cariocas na quarta-feira –, ninguém pode reclamar de falta de tempo para assistir a alguma estreia nos cinemas. Nem de falta de opções, que vão desde uma aventura pós-apocalíptica com Milla Jovovich e Dave Bautista, a uma versão em desenho animado da vida de Jesus, passando por um suspense surreal no qual Fernando Pessoa convive com os próprios heterônimos. Confira todas as estreias e veja os trailers no site do Meio.

A banda inglesa The Who demitiu o baterista Zak Starkey, que acompanhava o grupo desde 1996, aparentemente por conta de um desentendimento sobre sua performance no mês passado, em Londres. Os shows aconteceram nos dias 18 e 20 de março, quando o vocalista Roger Daltrey reclamou no palco sobre a apresentação de Starkey, filho de Ringo Starr, dos Beatles. Durante a canção The Song Is Over, Daltrey disse ao público: “Para cantar essa música preciso ouvir a tonalidade, e não consigo. Só tenho a bateria fazendo bum, bum, bum. Não consigo cantar isso. Desculpe, pessoal”. (Billboard)

O romance de Alex North, O Homem dos Sussurros, vai ganhar uma adaptação da Netflix com Robert De Niro e Michael Keaton no elenco. O longa ainda conta com o astro de Ruptura, Adam Scott, e Michelle Monaghan, conhecida por seus papéis na série The White Lotus e no filme Missão: Impossível 3. Com direção de James Ashcroft e roteiro de Ben Jacoby e Chase Palmer, a produção gira em torno de um escritor policial viúvo que pede ajuda ao seu pai ex-detetive da polícia para resolver o sequestro de seu filho de 8 anos, quando descobre uma conexão com um caso de décadas atrás de um assassino em série conhecido como “O Homem dos Sussurros”. (Deadline)

separador

Cotidiano Digital

Mais um processo bilionário contra big techs. No Reino Unido, o Google enfrenta uma ação coletiva que pode render até £5 bilhões, ou R$ 38,85 bilhões, em indenizações. A acusação alega suposta prática anticompetitiva da empresa em usar sua posição dominante para cobrar mais caro por publicidade online e que o Google forçou sua presença nos celulares, fechando acordos para ser o buscador padrão em aparelhos Android e iPhones. A companhia rebateu dizendo que o caso é “especulativo e oportunista”. (Reuters)

O TikTok anunciou o teste de um novo recurso chamado “Notas de Rodapé”, semelhante às Notas da Comunidade do X. A ferramenta permitirá que usuários adicionem informações contextuais a vídeos, com base em consenso coletivo, e será testada inicialmente nos Estados Unidos, a partir de usuários que se candidatem para serem colaboradores. A proposta é que usuários voluntários escrevam notas explicativas que, se consideradas úteis por quem tem opiniões diferentes, passem a ser exibidas para todos. O modelo é visto como um reforço aos rótulos de conteúdo e ao programa de checagem de fatos já existente. Segundo o TikTok, as notas podem ser especialmente úteis em vídeos sobre saúde e eleições. (TechCrunch)

Após a febre das imagens no estilo Studio Ghibli, uma nova trend vem dominando as redes sociais: a de transformar a si em uma action figure, os bonecos colecionáveis de super-heróis e cultura pop. A brincadeira usa inteligência artificial para criar imagens realistas com poses, caixinha personalizada e até acessórios. A moda de “virar boneco” se espalhou depois do lançamento do GPT-4o, modelo da OpenAI que gera imagens direto do ChatGPT. Usuários descrevem sua figura em detalhes por um promtp e podem até usar outros apps para fazer os bonecos se mexerem. Saiba como fazer a versão animada. (Globo)



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.