Seja bem vindo
Cascavel,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cascavel homenageia família que se estabeleceu na cidade há 100 anos

Centenário da chegada da Família Schiels foi comemorado na noite de ontem com uma homenagem aos descendentes no Teatro Municipal Sefrin Filho

Fonte: Assessoria
Cascavel homenageia família que se estabeleceu na cidade há 100 anos

No dia 8 de setembro de 1922, o casal Ernesto Schiels e Laurentina Lopes se estabeleceram na região do Lago Municipal e se transformaram em uma das primeiras famílias a habitar no local que se tornaria um povoado, começaria a crescer rapidamente e mais tarde se chamaria Cascavel, hoje a quinta maior cidade do Paraná.

 

Passados exatos 100 anos da chegada do casal, a Secretaria de Cultura homenageou seus descendentes em solenidade realizada na noite de ontem (8) no Teatro Municipal Sefrin Filho.

 

O centenário da chegada da Família Schiels teve a presença de netos e bisnetos do casal, que receberam das mãos do secretário de Cultura, Luiz Ernesto Meyer Pereira, um certificado e flores.

 

“Quando aqui chegaram, eles se estabeleceram em uma área onde hoje temos a região do Lago e ali viveram muitos anos, inclusive construíram a Capela Nossa Senhora de Fátima. Depois disso, a família foi morar em Sede Alvorada, e após um tempo voltou para Cascavel para residir na rua 7 de setembro, onde até hoje a família está”, explicou o secretário Luiz Ernesto.

 

Para Ernesto Schiels, neto de um dos homenageados, o momento é de  importância para a família. Assim, a história da colonização de Cascavel ficará eternizada para que as nova gerações possam conhecer um pouco mais destes desbravadores que chegaram por aqui em 1922”, destacou.

 

 

A história

Quando o casa, Ernesto Schiels e Laurentina Lopes, junto com seus dois filhos chegaram nessas terras em 1922, se tornaram os primeiros moradores e, consequentemente, o primeiro casal a morar em Cascavel. Aqui se casaram, tiveram uma família e viram a cidade nascer e se expandir.

 

A bisneta do casal, Mariane Cinti França Rego, conta que a sua avó, a primeira filha do casal nascida aqui, foi a primeira menina registrada em Cascavel, "Foi em 1926 que ela nasceu, então dizem que ela foi a primeira mulher a ser registrada  aqui”, conta.

 

Os Schiels constituíram a primeira família a residir em Cascavel, na região onde hoje se encontra o Lago Municipal, mais especificamente na “Fonte do Leão”. Ernesto e Laurentina trouxeram para Cascavel dois filhos, e aqui tiveram mais sete: José, Maria Balbina, Joaquim, Sebastião, Maria Francisca, Antônia, Miguel e Paulo (gêmeos) e Emília. Eles foram as primeiras pessoas a praticar agricultura na região onde hoje está situada Cascavel.

 

Maria Eliza Schiesl, filha de Joaquim Schiels e neta de Laurentina Lopes, diz que foi muito difícil a vida da sua família para se estabelecer na região de Cascavel, "Foi muito sofrido para eles, porque eles vieram de Laranjeiras do Sul, cortando mato pra poder chegar aqui em Cascavel. Quando chegaram era tudo deserto aqui, não existia ninguém ainda. Depois começaram a vir mais moradores para cá e a cidade foi se desenvolvendo. Hoje estar recebendo esta homenagem em nome da família é muito gratificante”, finalizou.


Assessoria 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.