Seja bem vindo
Cascavel,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Parque do Povo em Toledo será o foco das ações de plantio durante a Semana da Árvore

Fonte: Assessoria
Parque do Povo em Toledo será o foco das ações de plantio durante a Semana da Árvore

O Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, o maior em extensão e um dos mais frequentados do município de Toledo, será o foco da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) para as ações de plantio de mudas durante a Semana da Árvore de 2022. Ponte, trilhas, ciclovia, lago, pista de caminhada, jardim, Academia da Terceira Idade (ATI), parquinho infantil, estão relacionadas entre as atrações deste grande cartão postal. E para auxiliar na recuperação da mata ciliar de uma importante nascente que possui um curso d’água que abastece o lago do Parque, mudas nativas serão plantadas num espaço de 10 mil metros quadrados. 

 

A programação completa da Semana da Árvore, com datas e horários das ações, será divulgada na próxima semana. A área a ser preservada fica na região próxima aos banheiros, entre o coreto e o Jardim das Cerejeiras. O local já foi alvo de ações de preservação do Coletivo Educador e também, recentemente, pelo Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio de um projeto da MA Máquinas/John Deere. 

 

“A intenção da Secretaria é ampliar a área de preservação da mata ciliar próxima ao curso d’água e também proporcionar um sentimento de pertencimento do Parque, com a identificação de todos os projetos e grupos parceiros que contribuirem para alcançarmos esse objetivo. O próprio nome já diz ‘Parque do Povo’ e queremos que as pessoas compreendam que esse espaço também é delas e que ajudando a cuidar e desenvolver essa área estão contribuindo com um bem coletivo”, explica o secretário do Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto. 

 

O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, porém todas as ações de plantio realizadas a partir do mês de setembro de 2022 terão como foco cobrir os 10 mil metros da área a ser preservada. O objetivo é que durante as comemorações dos 70 Anos de Toledo todo esse perímetro seja preenchido e uma árvore nativa seja plantada a cada três metros. Para contribuir com a paisagem, um anel de Ipês deve ser plantado a cada 10 metros ao redor desse espaço. 

 

A Semana da Árvore deste ano também conta com ações descentralizadas. Alunos da rede municipal de ensino farão trilhas de conexão com a natureza no Parque Ecológico Diva Paim Barth e no Biopark. Centros municipais de educação infantil e escolas farão plantio de mudas nativas com seus alunos. Empresas e organizações irão contribuir com a recuperação da área no Parque do Povo e com a limpeza da Sanga Pyahu. 

 

Seminário - No dia 14 de setembro, o Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Núcleo ODS) e a SMMA realizam o Seminário “ARBORIZAÇÃO - a cidade que temos e a cidade que queremos” no Auditório B5 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus de Toledo. Na ocasião, serão discutidos temas referentes ao Plano de Arborização e assuntos relacionados. Clique aqui para ver a programação e se inscrever

 

Oficina - Como fechamento do seminário sobre arborização será realizada a “Oficina de Plantio e Manejo de Mudas” no Viveiro do Instituto Água e Terra (IAT-PR) dia 15 de setembro. No período da manhã a atividade é destinada para o público em geral e na parte da tarde para jovens, estudantes e professores. As inscrições para a oficina podem ser realizadas aqui

 

Assessoria 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.