Seja bem vindo
Cascavel,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Inscrições para o Desafio Liga Jovem seguem até 7 de outubro

Ação é destinada a estudantes com idade entre 13 e 18 anos

Fonte: Assessoria
Inscrições para o Desafio Liga Jovem seguem até 7 de outubro

Estudantes do nono ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio podem participar do Desafio Liga Jovem (institutoidf.org/desafioligajovem/). A competição é realizada em todo o Brasil, com foco no desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 7 de outubro no site do Desafio. Além de ter idade entre 13 e 18 anos, os alunos devem estar matriculados em escolas públicas ou privadas, ONGs, coletivos, movimentos sociais, associações comunitárias, entre outras organizações de todo o Brasil.

Os interessados devem se reunir em equipes formadas por três a cinco integrantes com o apoio de um professor orientador e preencher o formulário eletrônico disponível no site. De acordo com o regulamento, todos os participantes do grupo devem ser da mesma instituição do educador e cada estudante pode se inscrever em uma equipe. Não há limite de grupos que um mesmo professor possa orientar.

Segundo a coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Sonia Shimoyama, o Desafio Liga Jovem tem o potencial de transformar a curiosidade, inerente aos jovens, em ações práticas e criativas.

“Experiências como essa geram provocação e reflexões nos alunos. O objetivo é que eles passem a olhar as situações em busca de soluções. Dessa forma, eles começam a realizar atividades práticas e a se experimentar como protagonistas. Percebemos que é um momento importante da vida de cada um deles e que pode proporcionar grande aprendizado”, afirma Sonia.

Desenvolvimento de soluções

Durante a competição, as equipes inscritas vão participar de missões online e presenciais, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria com conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e empreendedorismo com tecnologia. Ao fim, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do curso. A ideia é que essa formação apoie a criação de soluções para resolver problemas da escola e/ou comunidade em que estão inseridos os participantes, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias.

A iniciativa do Sebrae conta com a parceria com o Instituto Ideias de Futuro, responsável pela execução do Desafio.

Cronograma do Desafio

A primeira etapa será realizada de 7 a 9 de outubro, na Virada Empreendedora, que será um evento on-line. Durante três dias, os grupos vão participar de atividades compostas por palestras, oficinas e mentorias com a finalidade de apoiar os participantes na criação e no desenvolvimento da sua solução, bem como na elaboração de apresentação em vídeo do seu projeto.

Entre os dias 17 e 30 de outubro, será realizada a fase de avaliações, nas quais os alunos recebem mentorias on-line para tirar dúvidas e receber dicas sobre o desenvolvimento do projeto e avaliação do vídeo.

Serão selecionados até 500 estudantes ou cem grupos para a segunda etapa, com apresentação dos projetos na semifinal do Desafio durante a Campus Party Brasil, em São Paulo, de 11 a 15 de novembro, com as despesas pagas pela organização da competição, conforme regulamento. Durante o evento, também será realizada a grande final com a participação de até 20 grupos mais bem avaliados, que se apresentarão nas bancas finais do Desafio Liga Jovem.

Premiação

Na final, as seis equipes com melhor pontuação, juntamente com o professor ou responsável, serão declaradas vencedoras da competição e vão receber uma viagem internacional para um centro de inovação, com duração de até dez dias e com as seguintes despesas pagas: passagens, hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria.


Assessoria 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.