Seja bem vindo
Cascavel,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Alcides Pan vibrou com a presença de atletas e comunidade na abertura do JOJUPS

A cerimônia de abertura ocorreu nesta sexta-feira (16) em Toledo

Fonte: Assessoria
Alcides Pan vibrou com a presença de atletas e comunidade na abertura do JOJUPS

Em cerimônia realizada na sexta-feira (16), no Ginásio de Esportes Alcides Pan, foi aberta oficialmente a fase estadual da 34ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS). Uma grande festa, com muita luz e som, anunciou o início da competição que vai apontar as melhores equipes e atletas paranaenses em várias modalidades coletivas e individuais. O momento foi marcante, pois celebrou o retorno das atividades após as dificuldades para os jogos oficiais impostas pela pandemia de Covid-19.

 

O JOJUPS reúne aproximadamente 3,2 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, árbitros e integrantes da comissão central organizadora. As disputas envolvem 16 modalidades - com o atletismo acontecendo no Centro Nacional de Atletismo, em Cascavel, entre os dias 23 a 25 de setembro. Em Toledo, os confrontos se concentram em dois fins de semana - 16 a 18 de setembro e 7 a 9 de outubro. Ao todo, 65 municípios participam do certame. As delegações desfilaram acompanhadas de crianças que integram os diversos projetos e escolinhas da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel).

 

Durante a abertura, o prefeito Beto Lunitti destacou o empenho de toda a equipe da Smel, capitaneada pelo secretário Eudes Luiz Dallanol, enaltecendo o trabalho e lembrando que o município hoje é uma referência em estruturas esportivas e também na formação de atletas, tendo como exemplo a jogadora de futsal Aline Bergmann e a praticante de badminton Natasha da Costa Cunha, que foram responsáveis, respectivamente, pelo juramento do atleta e a condução do fogo olímpico, símbolo dos jogos.

 

“Sejam bem vindos a Toledo. É uma honra recebê-los. Toledo é o maior produtor de alimentos do Paraná, um município em pleno desenvolvimento e neste fim de semana nos tornamos a capital do esporte paranaense. Desejo sorte a todos e uma excelente competição. Colocamos uma equipe competente para auxiliar em todas as demandas que vocês tiverem”, disse o prefeito.

 

Lunitti ainda acolheu todos os atletas e demais visitantes e desejou uma boa estadia no município. Saudou também os representantes do Governo do Estado, Roberto Costa Cabral e toda a equipe da Esporte Paraná, e o chefe no Núcleo Regional de Educação de Toledo, José Carlos Guimarães, e citou, de forma especial, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Leoclides Bisognin. 

 

Já o secretário da Smel, Eudes Dallagnol, dividiu sua fala em dois momentos. Na primeira ele se dirigiu a todos os presentes no Alcides Pan. Em seguida, direcionou seu pronunciamento aos atletas que representam o município. Agradeceu ao empenho e desejou que eles façam bons jogos e representem bem o município de Toledo. Ao final dos discursos, apresentações de ginástica dos projetos desenvolvidos pela Smel e do Circo da Alegria da Escola Municipal Anita Garibaldi encantaram o público após os discursos. 

 

Juramento - O juramento do atleta foi conduzido pela atleta do futsal Aline Bergmann. Multi campeã na modalidade, Aline representa as cores do município e treina com as equipes da Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo (Afeto). Entre seus principais títulos está o de artilheira e campeã mundial sub 15 nos Jogos Mundiais Escolares disputados em Belgrado, na Sérvia. 

 

Condução do fogo simbólico - Outro momento de grande emoção foi a condução do fogo simbólico, realizado pela jogadora de badminton Natasha da Costa Cunha. A atleta coleciona diversos títulos nacionais e internacionais e entre os principais se encontra o de bicampeã dos Jogos da Juventude Brasileiros e campeã sul-americana por equipes em 2021.

 

Ações em prol do esporte - Toledo tem uma característica de fomento às modalidades. Atualmente, mais de 70 esportes diferentes, com cobertura da criança aos idosos, são desenvolvidos diretamente pela Smel, ou por meio de parcerias em projetos e programas como o Esporte Cidadão. Além disso, oferece programas como o Atleta na Universidade, com 60 bolsas de estudos para jovens que representam Toledo em campeonatos e competições oficiais, e o Passe Atleta, que oferece transporte coletivo gratuito para crianças de projetos desde as escolinhas até o rendimento.

 

Os Jogos da Juventude do Paraná - Etapa Estadual são uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte e conta com o fundamental apoio da Prefeitura Municipal de Toledo.


Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.