Sábado, 16 de Outubro de 2021
(45) 99981-0457
Saúde Paraná

Paraná inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes nesta sexta

O objetivo da iniciativa, lançada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (30), é atualizar a carteira de imunização de crianças e adolescentes...

30/09/2021 17h15
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
© Venilton Kuchler/Arquivo SESA
© Venilton Kuchler/Arquivo SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove de 1º a 29 de outubro, em todo o Paraná, a Campanha de Multivacinação em crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). O Dia D de mobilização nacional será no terceiro sábado do mês, dia 16.

O objetivo da iniciativa, lançada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (30), é atualizar a carteira de imunização de crianças e adolescentes que deixaram de tomar vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização.

Ao todo, 18 tipos de vacinas foram disponibilizadas aos municípios para prevenção de doenças como poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola, meningite, entre outras, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Sesa já enviou 1.235.186 imunizantes para os municípios.

“Pedimos aos pais e responsáveis que levem as crianças com a carteirinha até um posto de saúde mais próximo da sua residência e coloque a imunização em dia. Vacinas salvam vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

No Paraná, 1.435 salas de vacinas públicas estão cadastradas no PNI, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde Familiar (ESF), postos, departamentos e centros de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

COVID-19– Adolescentes que tenham se vacinado contra a Covid-19 podem tomar outras vacinas do calendário sem precisar esperar um intervalo mínimo. A orientação foi oficializada pelo Ministério da Saúde na nota técnica nº 1203/2021 da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI).

Consulte o Calendário Nacional de Vacinação

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias