Seja bem vindo
Cascavel,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cascavel poderá ter 23 vereadores a partir de 2025 com aprovação de projeto de lei

A medida se justifica, segundo a Mesa Diretora, pelo crescimento populacional da cidade, que já passa dos 336 mil habitantes

Fonte: Flávio Ulsenheimer/Assessoria de Imprensa/CMC
Cascavel poderá ter 23 vereadores a partir de 2025 com aprovação de projeto de lei

Com o objetivo de melhorar a representatividade da população na Câmara Municipal, a Mesa Diretora propôs o Projeto de Lei Complementar nº 2/2022, que passa de 21 para 23 o número de vereadores no Poder Legislativo. A proposta foi aprovada em primeira votação nesta segunda-feira (24) e, caso a tendência se confirme na votação de terça (25), a mudança já valerá para a eleição de 2024.

A medida se justifica, segundo a Mesa Diretora, pelo crescimento populacional da cidade, que já passa dos 336 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE para 2021. Conforme a Constituição Federal, no artigo 29, inciso IV, letra h, o número de vereadores é proporcional à população do município. Na faixa em que se encontra Cascavel, acima de 300 mil até 450 mil habitantes, o número de vereadores pode ser de 23.

Segundo a justificativa do projeto, “a ampliação parlamentar visa trazer maior oportunidade e qualidade de representação do povo no Legislativo, uma vez que nosso munícipio está em pleno desenvolvimento”. Nas defesas feitas em Plenário por vereadores de situação e de oposição, os aspectos mais destacados foram o fato de que o aumento de vereadores é só a partir da próxima eleição, que não afeta o orçamento do Legislativo e também que o aumento de representatividade permite que mais comunidades e segmentos da sociedade consigam eleger seus vereadores, o que favorece a democracia.

Assessoria de Imprensa/CMC




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.