Seja bem vindo
Cascavel,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Semana Lixo Zero: nascentes e margens de rios urbanos de Foz recebem ações de limpeza

Ação engloba também ações de Educação Ambiental e sensibilização para Gestão de Resíduos

Fonte: Thiago Dutra/PMFI
Semana Lixo Zero: nascentes e margens de rios urbanos de Foz recebem ações de limpeza

A limpeza de um dos afluentes do Rio Boicy, na Vila Braz, deu início nesta segunda-feira (24) à Semana Lixo Zero em Foz do Iguaçu, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A programação se estende até quinta-feira e tem como objetivo sensibilizar a população sobre o descarte correto dos resíduos. 

Nesta segunda-feira, equipes da Divisão de Limpeza Pública, da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Defesa Civil, deram início à limpeza de nascentes e rios, que irá contemplar afluentes do Rio Boicy, Mimbi e Arroio Ouro Verde. 

No período da manhã, as equipes visitaram três locais e recolheram diversos materiais descartados incorretamente. Entre eles estavam, por exemplo, televisores, entulhos, garrafas pets, garrafas de vidro, roupas e móveis quebrados. Um cenário preocupante, que oferece riscos ao meio ambiente e principalmente à população, como alerta a chefe da Divisão de Limpeza Pública, Adriana Fuzetti. 

“Encontramos também bastante focos de dengue, o que representa riscos à comunidade que mora próxima às nascentes e rios urbanos. É preciso ter consciência. O poder público oferece caçambas, além do nosso aterro sanitário, que é gratuito para pequenos geradores de resíduos. Mas para resolver este problema é preciso trabalhar em conjunto, poder público e população”, pontuou Adriana.

A chefe da Divisão de Limpeza Pública também ressalta a importância da denúncia. “Caso algum morador presencie o descarte incorreto, pode nos ajudar, denunciando através da Central 156. Assim podemos atuar rapidamente e prevenir esta atitude que prejudica a todos”. 

A ação de limpeza é realizada de forma contínua por uma equipe coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a partir do monitoramento da Defesa Civil, que indica pontos suscetíveis a inundações e alagamentos, sendo a destinação inadequada de resíduos sólidos pela população o fator principal. 

“É preciso adotar uma consciência coletiva para uma responsabilidade compartilhada, como já diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os cidadãos podem destinar recicláveis para o Programa Municipal de Coleta Seletiva, separando-os nas residências, adquirir hábitos corretos para um descarte adequado e entender que é uma solução em comum. Desta forma, podemos diminuir o impacto causado pelos resíduos produzidos por todos”, conta a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira. 

As ações da Semana Municipal Lixo Zero seguem até quinta-feira (27).

Coleta Seletiva de Foz

O Programa Municipal de Coleta Seletiva de Recicláveis atende a 100% da área urbana de Foz do Iguaçu com o recolhimento semanal dos materiais no formato porta a porta. Cada bairro é atendido em um dia da semana e o mapa interativo pode ser conferido no site da Prefeitura: https://bit.ly/3mjqBIV. 

Os materiais são recebidos nas Unidades de Valorização de Recicláveis, que possuem equipamentos para recebimento e triagem dos materiais, um caminhão e uma área geográfica definida para a coleta dos resíduos.

Foz do Iguaçu conta com o serviço Cata Sucata, com agendamento de coleta nas residências que representa uma solução para a destinação correta de materiais ainda não eram coletados pelo programa da coleta seletiva, como canos de PVC, calhas, restos de fios usados em pequenas obras e materiais ferrosos.

O serviço de coleta pode ser feito via agendamento pelo link da Coleta Seletiva no aplicativo 156 Foz ou pelo telefone (45) 99907-2420. Os solicitantes serão mapeados e distribuídos para a respectiva cooperativa que atende a região. O descarte por pequenos geradores também pode ser feito, de forma gratuita, no aterro sanitário.


Assessoria 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.