Seja bem vindo
Cascavel,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Novo projeto de incentivo ao teatro começa nesta quarta-feira em Francisco Beltrão

Objetivo é promover o acesso à cultura e estimular a formação de plateias em todas as regiões do Estado

Fonte: Daniel Schuch
Novo projeto de incentivo ao teatro começa nesta quarta-feira em Francisco Beltrão

A partir desta quarta-feira (26), os moradores de Francisco Beltrão e região do Sudoeste poderão aproveitar a estreia de um projeto do Governo do Paraná que visa promover o acesso à cultura e estimular a formação de plateias em todas as regiões do Estado. É o Crianças no Teatro, que tem como público-alvo alunos de 6 a 12 anos de escolas públicas e segue os moldes do projeto Cinema na Praça, levando cultura gratuita para todo o território paranaense.

A iniciativa é fruto de uma parceria da Secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência-Geral da Cultura e PalcoParaná, com apoio da Audi do Brasil.

Os espetáculos acontecem em Francisco Beltrão (26 a 28), e Pato Branco, de 31 de outubro a 7 de novembro. Além das cidades-sede, o objetivo é atender as crianças de municípios do entorno. Manfrinópolis, Nova Esperança do Sudoeste, Enéas Marques, Verê e Itapejara D'Oeste, na região de Francisco Beltrão, e Bom Sucesso do Sul, Vitorino, Mariópolis e Clevelândia, na região de Pato Branco também participarão das atividades.

O espetáculo desta primeira fase será “A Princesa Cansada e o Animal Bocejante”, de Neumar Michaliszyn, produção da Carnívora Cia. de Teatro em colaboração com a Parnaxx. A comédia é inspirada no conto “Eros e Psique”, do poeta português Fernando Pessoa.

A peça faz um contraponto aos personagens da literatura clássica, apresentando uma princesa que se encontra com um animal bocejante que se torna seu amigo. Interativa, leve e com brincadeiras, a encenação ultrapassa o espaço “palco e plateia”, propondo uma sinergia entre atores e espectadores.

Além de descentralizar as ações culturais que ficam concentradas nos grandes centros, o Crianças no Teatro tem o intuito de trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais estimuladas.

Ao final de cada espetáculo, alunos e educadores serão convidados para uma conversa mediada, como forma de compreensão e reconhecimento do espaço artístico. Os educadores terão acesso a uma “Cartilha Educacional Digital”, por meio de QR Code, com jogos teatrais – um excelente recurso didático coletivo e reflexivo – para serem utilizadas em salas de aula e como ferramenta de jogos lúdicos e de brincadeiras que são utilizadas na preparação teatral e artística.

O projeto fará 132 apresentações na primeira edição. Estão previstas agendas, a partir de 2023, após a rodada no Sudoeste, em Maringá, Umuarama, Londrina, Cornélio Procópio, Cascavel, Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, entre outros municípios.

Serviço:

Crianças no Teatro - A Princesa Cansada e o Animal Bocejante”

Francisco Beltrão, de 26 a 28 de outubro, às 9h e às 14h

Teatro Unisep – Rua União da Vitória, 14 – Miniguaçu

Pato Branco, de 31 de outubro a 7 de novembro, às 10h e às 15h

Anfiteatro da UTFPR – Via do Conhecimento s/n – KM 01

Nas duas cidades haverá uma sessão com acessibilidade para estudantes surdos e com dificuldades auditivas, com a participação de intérprete de Libras.


AEN




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.