Seja bem vindo
Cascavel,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cascavel recebe o premiado espetáculo Homem ao Vento com sessões gratuitas

Com tom mais intimista na relação entre atores e público, peça ganhadora do Prêmio Shell apresenta de forma tragicômica as perturbações do homem contemporâneo

Fonte: Assessoria
Cascavel recebe o premiado espetáculo Homem ao Vento com sessões gratuitas

Nos dias 26 de outubro, às 20h, e 27 de outubro, às 15h e 20h, Cascavel recebe uma das mais comentadas montagens da Cia.Stavis-Damaceno, ganhadora do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e, apontada pelo jornal Folha de São Paulo, como um dos melhores espetáculos nacionais, a tragicomédia “Homem ao Vento”.

 

A peça, que tem entrada gratuita e ocorre no Teatro Municipal Sefrin Filho - Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro, coloca o espectador em uma sala de ensaios, em um espaço em que nove atores tentam entender e dar andamento aos preparativos de uma peça melancolicamente cômica, repleta de confusões e perturbações próprias da mente do homem contemporâneo. As relações aparentemente caóticas entre os personagens - e mesmo entre os atores - vão se transformando no decorrer da peça, revelando universos complexos entre pai, mãe e filho, homem e mulher, homem e menino, vida e arte, o amor e a morte, a ordem e o caos, a memória e a invenção. O texto, escrito pelo premiado dramaturgo Marcos Damaceno, foi dirigido pelo autor junto com Rosana Stavis.

 

O “Homem ao Vento” segue características comuns aos trabalhos da respeitada companhia, como o foco na palavra, com atenção especial dada ao ritmo e à musicalidade das falas, dando destaque, além da ambivalência de questões como a ordem e o caos, também à realidade e à imaginação, assim como ao tratamento e à dimensão que esses textos ganham nas vozes dos atores.

 

No espaço, a plateia é disposta em formato de arena, com o elenco no meio do público. “Essa disposição é ideal para Homem ao Vento, que tem um tom mais intimista na relação entre atores e o público”, afirma Damaceno.

 

Além de Rosana Stavis, recentemente indicada aos prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil por sua atuação em “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo”, o elenco ainda conta com Gabriela Berbert, Pagu Leal, Marwem HD, Fabiano Timmermann, Heleno Rohn, Jeff Franco, Marcelo Guerra e Marrara Mara. Os ingressos para o acesso serão liberados antes do espetáculo, por isso é importante que o público chegue cedo.

 

Oficina de Teatro, palestra e debates como ações formativas para a comunidade cascavelence

 

Como forma de aproximar ainda mais a população de cascavel do teatro, a premiada companhia Stavis-Damaceno promove, além de “Homem ao Vento”, ações formativas para a comunidade. Entre elas uma “Oficina de Teatro”, que ocorrerá no Teatro Municipal Sefrin Filho, no dia 26/10, às 13h30, destinada para grupos de teatro profissionais da região e/ou iniciantes, objetivando o compartilhamento de conhecimento, por meio de aulas teóricas e práticas. Na oficina, serão discutidas questões inerentes ao teatro contemporâneo, o processo de criação da Cia.Stavis-Damaceno e transmitidas as técnicas e treinamentos desenvolvidos pelos atores da Cia. em trabalhos com textos contemporâneos. A duração é de 5 horas, tendo como ministrante os premiados Marcos Damaceno e Rosana Stavis. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas por meio do e-mail oficinascascavel2022@gmail.com

 

Além da oficina aberta para o público, a companhia Stavis-Damaceno também promove a palestra “A Cultura e as Artes do Desenvolvimento Humano”, designada para professores da rede pública, educadores e estudantes de pedagogia, visando oferecer uma aula de aperfeiçoamento em teatro e em arte-educação. Na oportunidade será discutido o papel e a importância da arte nos nossos dias, novas poéticas que se apresentam no século XXI e os desafios colocados à encenação e à própria compreensão do ser humano. O objetivo da ação de arte-educação é refletir a arte como ferramenta do conhecimento e não como mero entretenimento ou passatempo. A palestra acontecerá no dia 27, quinta-feira, às 13h, seguida de apresentação do espetáculo Homem Ao Vento.

 

E, finalizando as ações formativas, ao término das apresentações, ocorrerão debates com a presença do elenco, do diretor e do público presente, acerca da peça apresentada, os temas por ela levantados e o trabalho dos atores e da encenação. A atividade, como forma de ação complementar à apresentação, visa aprofundar a experiência teatral, promovendo maior aproximação entre artistas e público, também como forma de aprofundar o debate sobre questões relevantes na sociedade contemporânea e tematizadas pela peça. A duração é de aproximadamente 1 hora.

 

“Homem ao Vento” é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, e conta com apoio da Copel e, apoio local, da Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel.

 

SINOPSE

Homem ao Vento coloca o espectador em uma sala de ensaios. No espaço, nove atores tentam entender e dar andamento aos preparativos de uma peça melancolicamente cômica, repleta de confusões e perturbações próprias da mente do homem contemporâneo. 

 

 

Serviço:

Homem ao Vento | Cascavel

de Marcos Damaceno

Data: 26 de outubro – 20h | 27 de outubro – 15h e 20h.

Local: Teatro Municipal Sefrin Filho (Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro)

Direção: Marcos Damaceno e Rosana Stavis

Com: Rosana Stavis, Gabriela Berbert, Pagu Leal, Fabiano Timmermann, Heleno Rohn, Jeff Franco, Marcelo Guerra, Marrara Mara e Marwem HD.

Classificação: 14 anos

Gênero: Tragicomédia

Duração: 70 min

Espetáculo Gratuito

 

Debates sobre a obra com elenco, direção e produção: 26/10 (21h30), 27/10 (16h30 e 21h30), sempre após o espetáculo.

 

Oficina de Teatro

Companhia Stavis-Damaceno

Data e Horário: 26/10 – 13h30 às 18h30

Local: Teatro Municipal Sefrin Filho (Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro)

Inscrições por meio do e-mail oficinascascavel2022@gmail.com


Palestra “A Cultura e as Artes no Desenvolvimento Humano” 

Com o dramaturgo Marcos Damaceno e a atriz Rosana Stavis 

Destinada a professores, pedagogos, estudantes de pedagogia e qualquer pessoa interessada em arte e cultura.

Data e horário: 27/10 - quinta-feira - Das 13h às 14h30


Seguida de apresentação do espetáculo HOMEM AO VENTO 

Local: Teatro Municipal Sefrin Filho (Rua Rio de Janeiro, 905 - Centro)

Inscrições por meio do e-mail oficinascascavel2022@gmail.com


Assessoria 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.