Seja bem vindo
Cascavel,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Encontro em Foz vai promover trabalho pelo ambiente de negócios das MPE, no Paraná

Evento também terá premiação para municípios, territórios e Salas do Empreendedor destaques em 2022

Fonte: Divulgação
Encontro em Foz vai promover trabalho pelo ambiente de negócios das MPE, no Paraná Mapa dos territórios divididos dentro das regiões paranaenses

Foz do Iguaçu será sede do Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios, entre os dias 7 e 9 de novembro. Representantes de entidades empresariais, prefeitos, secretários municipais e agentes de desenvolvimento participarão do evento que terá em sua programação a realização de palestras e o reconhecimento a municípios, territórios e Salas do Empreendedor com atuação destacada no Paraná.

As inscrições para participar de forma virtual estão disponíveis na página do evento(https://app2.pr.sebrae.com.br/loja/produtos/encontro_estadual_dos_comites_dos_pequenos_negocios_/140599). Com transmissão on-line, a iniciativa é promovida pelo Sebrae/PR com apoio do Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa (Fopeme), das Salas do Empreendedor e comitês territoriais e locais. O Encontro estimulará a trocar experiências, fortalecerá governanças e alinhará uma agenda de incentivos voltados para o crescimento favorável aos pequenos negócios no Paraná.

Formados por lideranças públicas, privadas, academia e o terceiro setor, os comitês atuam para potencializar o desenvolvimento nos territórios ao incentivar a criação e execução de ações voltadas para o ambiente dos pequenos negócios e do empreendedorismo.

Os grupos têm como finalidade a realização de atividades como o fomento e o auxílio a iniciativas empreendedoras, tendo como objetivo ampliar a geração de emprego, renda e produção de riquezas. Dessa forma, são trabalhados temas ligados a inovação, simplificação e desburocratização, acesso aos mercados, educação empreendedora, acesso ao crédito e serviços financeiros e o associativismo.

O coordenador estadual de Negócios Institucionais do Sebrae/PR, Rodrigo Melo Viana, explica que estarão presentes lideranças de 24 comitês territoriais e 135 comitês locais, com participação de cerca de mil atores de desenvolvimento.

O Encontro é a consolidação dos programas Cidade Empreendedora e Território Empreendedor, reconhecendo aqueles que alcançaram os Índices de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios nos níveis municipal e territorial.

“São lideranças e agentes que atuam em um recorte de municípios específicos e pensam, diariamente, na melhoria do ambiente de negócios e das políticas públicas. Será o fechamento de uma estratégia que tem as pequenas empresas como foco”, comenta Rodrigo Melo Viana.

Ao lado do Sebrae/PR, o Fopeme alia esforços para alavancar o desenvolvimento de micro e pequenos negócios paranaenses.

“É uma oportunidade de apresentar e compartilhar experiências entre os participantes dos territórios do nosso Estado. É um momento de demonstrar os resultados alcançados por meio da ação conjunta de trabalho. Vamos celebrar a atuação dos profissionais e iniciar as preparações para o próximo ano”, ressalta a secretária técnica do Fopeme, Maria Ozelia de Souza.

Sala do Empreendedor

Com 330 instaladas no Paraná, as Salas do Empreendedor estão localizadas nas prefeituras das cidades e centralizam serviços voltados para os empresários, com o objetivo de auxiliar a formalização e a regularização das atividades, por meio do apoio do Sebrae/PR, para implementar soluções de gestão.

Durante o Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios, será realizada a premiação do Selo Referência em Atendimento, voltado para as Salas que atingiram os índices no atendimento ao público.

“Vamos reconhecer o trabalho realizado neste ano e também celebrar que o selo desenvolvido aqui no Paraná, ao lado do elaborado no Rio Grande do Sul, alcançou nível nacional. A nossa metodologia, que começou a ser utilizada em 2017, estará presente em outros 18 estados brasileiros”, comemora a coordenadora estadual das Salas do Empreendedor do Sebrae/PR, Carla Selva.

A expectativa é de que, até o fim de 2022, o Paraná tenha 350 Salas. Uma delas está situada em Pranchita. Localizada no sudoeste do estado, a cidade alcançou o selo diamante na última edição. No ano de sua criação, em 2013, o município atendia cerca de 20 microempreendedores individuais (MEI). Em 2021, o número saltou para 142 MEI na localidade, que tem seis mil habitantes. Além disso, no ano passado, foram feitos 2.438 atendimentos, somando cursos, oficinas, consultorias, capacitações, orientações e feiras.

A agente de desenvolvimento e de crédito da Sala, Rita Cristina Bandeira Vicente, aponta que é preciso ter coragem para tomar decisões.

“No início, são os passos pequenos que nos levam a alcançar os primeiros resultados. Hoje, depois da conquista do selo, quando alguém chega na cidade com alguma situação, a própria população indica a Sala. Por isso, manter o padrão de atendimento e continuar desempenhando o trabalho com o mesmo carinho e empatia é uma combinação que permite manter as expectativas altas para esse ano”, finaliza a agente.

O evento

O Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Grand Carimã Resort & Convention Center.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.