Seja bem vindo
Cascavel,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cooperelas: mulheres falam de agro e prevenção ao câncer

Fonte: Assessoria
Cooperelas: mulheres falam de agro e prevenção ao câncer Giovana, a embaixadora do agro brasileiro

Mais de 300 cooperadas da área de abrangência da Coopavel participaram, nesta semana, em Cascavel, de um evento especial de orientação e conscientização sobre prevenção e tratamento do câncer. Organizado pela cooperativa em parceria com o movimento Cascavel Rosa, Uopeccan e empresas do agronegócio, o evento contou com a participação de especialistas e abriu espaço para depoimentos de colaboradoras que venceram a doença.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, elogiou a iniciativa e ressaltou o papel da mulher nos mais diferentes setores, principalmente no agronegócio. “A mulher é o esteio da família e assume posições de destaque e decisão em um número crescente de propriedades rurais. A sensibilidade, o diálogo e a capacidade de trabalho da mulher contribuem para avanços em um setor indispensável à economia brasileira”, conforme ele.

Ao afirmar que a mulher tem liderança inigualável na família, Dilvo deu um conselho: “Sua mãe fez tudo por você e te ama incondicionalmente. No dia do seu aniversário presenteie a sua mãe com flores. Jamais deixe de homenagear a mulher que lhe deu a vida”. O presidente da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer, Leopoldo Furlan, fez relatos de histórias emocionadas de pacientes que a Uopeccan já tratou e agradeceu a generosidade de todos que dão sua colaboração à entidade e à casa de apoio, que abriga gratuitamente pacientes e familiares.

Autoexame

A oncologista Juliana Seeber apresentou números do câncer e falou do autoexame. O Brasil registra 66,2 mil novos casos da doença por ano, ou seja: 61,6 mulheres a cada grupo de cem mil desenvolvem câncer. São 16 mil mortes todos os anos no País. No mundo, são mais de dois milhões de novos casos somente de câncer de mama, o de maior incidência, todos os anos. Apenas no Paraná são 3,5 mil de mama e mil de colo de útero confirmados a cada 12 meses.

A médica informou sobre fatores de risco, como excesso de peso e de ingestão de bebidas alcoólicas, e sedentarismo. Citou hábitos saudáveis que precisam ser incorporados por homens e mulheres, como exercícios físicos e dieta equilibrada. O fator hereditário responde por 5% a 10% dos novos casos. Quanto mais cedo o câncer for descoberto maiores serão as chances de cura. O autoexame é uma das melhores recomendações, segundo Juliana. São sinais de alerta líquidos que saem do seio, mudança de cor e nódulos sob a axila. A partir dos 40 anos, a mulher deve fazer uma mamografia a cada 12 meses.

Embaixadora

A cascavelense Giovana Reis contou sua história de sucesso nas passarelas. Filha de donos de um viveiro de mudas, ela sempre se identificou com o agronegócio. “Nunca me achei a mulher mais linda e mais arrumada, mas mesmo assim decidi arriscar”, disse ela, que concorreu e venceu importantes concursos de beleza. Giovana foi Miss Cascavel, Miss Paraná e Miss Brasil Supranational. Ela ficou em 17º lugar no Miss Mundo, na Polônia.

“Fiquei preocupada com a visão que os europeus têm do Brasil. Não somos só carnaval e futebol. Somos o País do agro”, afirma Giovana, que será embaixadora do Show Rural Coopavel 2023. Colaboradoras da Coopavel, do Cascavel Rosa e de empresas do agro também deram recados sobre a participação da mulher no cotidiano do setor agropecuário e sobre a necessidade de prevenir contra o câncer. “Estamos felizes com a participação e os resultados”, diz a coordenadora do Cooperelas, a psicóloga Fernanda Fabris. A Coopavel teve como parceiros no evento também FMC, MSD, Basf, Nutriagro e Ihara.


Assessoria 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.