Seja bem vindo
Cascavel,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova estação de tratamento de Três Barras do Paraná garante água com qualidade até 2050

Além de ampliar a capacidade de produção de água do sistema em 50%, as obras em andamento na cidade visam melhorar a eficiência e a segurança

Fonte: Sanepar
Nova estação de tratamento de Três Barras do Paraná garante água com qualidade até 2050

O Rio Barra Grande será o novo manancial de abastecimento na cidade de Três Barras do Paraná, no Oeste do Estado. A Sanepar está implantando as obras de captação e construindo uma ampla e moderna estação de tratamento de água, que deverá atender a demanda até 2050. Além de ampliar a capacidade de produção de água do sistema em 50%, as obras visam melhorar a eficiência e a segurança operacional do sistema de abastecimento da cidade.

“A Sanepar projeta seus investimentos se antecipando às necessidades das cidades e da demanda da população. As obras em Três Barras foram planejadas e projetadas para acompanhar o crescimento da cidade pelos próximos 30 anos”, destaca a gerente geral da Sanepar, Rita Camana.

Os investimentos de R$ 13,9 milhões contemplam ainda 7,5 mil metros de adutora e três estações elevatórias que irão garantir o transporte da água do Rio Barra Grande até a estação de tratamento. A nova unidade terá capacidade para tratar 30 litros de água por segundo. Em anexo, está sendo construída também uma estação de tratamento do lodo resultante do processo, com lagoas de decantação e sistema de reuso para melhor aproveitamento da água.

O novo empreendimento vai permitir que a Sanepar desative as atuais unidades de captação e de tratamento da cidade, que utilizam o Rio Trigolândia para abastecimento. O manancial foi bastante afetado pelas últimas estiagens, tendo apresentado redução de vazão que inviabilizaram o atendimento regular da demanda da cidade naquele período. A previsão é a de que todo o complexo de captação e tratamento entre em operação a partir de janeiro do próximo ano. 


AEN




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.