Seja bem vindo
Cascavel,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Maus hábitos de vida são principais responsáveis pelos casos de câncer

Segundo Ministério da Saúde, entre 80% e 90% estão ligados a causas externas


Maus hábitos de vida são principais responsáveis pelos casos de câncer Assessoria

Diversos são os fatores que podem levar ao surgimento do câncer. A origem pode estar associada a causas internas, como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, entre 80% e 90% dos casos estão ligados a causas externas, ou seja, mudanças provocadas no meio ambiente pelo ser humano, hábitos e comportamentos que podem resultar em diferentes tipos de câncer. 

O médico oncologista do CEONC Hospital do Câncer, doutor Fábio Araújo, explica que apesar de ser um fator de risco, são raros os casos que estão associados exclusivamente à genética.  

“As condições de habitat, ambiente de trabalho, consumo de alimentos e medicamentos e comportamentos sociais e culturais, podem influenciar na alteração da estrutura genética das células. Alguns fatores genéticos tornam determinadas pessoas mais vulneráveis aos agentes cancerígenos ambientais”, explica. 

A título de exemplo, o médico cita o tabagismo, que pode provocar câncer de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. 

“O cigarro libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas prejudicando o fumante e o não fumante”, alerta.  

A má alimentação, com excesso de gordura, açúcar e conservantes desencadeia uma série de doenças como colesterol elevado, diabetes e, também, o câncer. 

“Bons hábitos alimentares devem incluir a ingestão de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões, que são os principais alimentos com poder de prevenção. Esses alimentos podem evitar o desenvolvimento de câncer”, comenta.

Ainda de acordo com o doutor Fábio, o sedentarismo é outro fator que merece atenção. 

"Caminhar, correr, fazer academia, dançar, praticar um esporte, entre outras opções, é indispensável para manutenção da saúde em geral e do peso corporal adequado, pois estar acima do peso também aumenta as chances de câncer”, enfatiza o doutor. 

Além desses fatores, o médico citou, ainda, a ingestão de bebidas alcoólicas, exposição excessiva aos raios solares e não realização de exames preventivos e evitar consultas ao médico prejudicam o tratamento, caso alguma suspeita seja identificada e diagnosticada.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.