Seja bem vindo
Cascavel,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Do social ao profissional: projeto do Cascavel quebra estatísticas

Jovem do projeto Fábrica Cascavelense de Cidadão passa a integrar a categoria sub-15 do Cascavel

Fonte: Assessoria
Do social ao profissional: projeto do Cascavel quebra estatísticas

“Meu maior sonho é ser um jogador de futebol”, relatou o jovem cascavelense Rafael Augusto Gonçalves da Silva, de apenas 15 anos. Assim como o dele, esse é o sonho de milhares de crianças em todo o Brasil, denominado o país do futebol. 

Maior campeão de Copas do Mundo, o Brasil é o país do Rei da modalidade e revelador de grandes promessas da bola. Falando assim, parece ser o país ideal para se tornar um jogador profissional. No entanto, conforme a pesquisa realizada pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte, a probabilidade de uma criança se tornar um jogador de futebol profissional é de 1,5%, isso em regiões de grande massa. 

Quando se fala de interior, esse número é reduzido. Porém, as estatísticas e pesquisas não contam com um fator muito rotineiro no interior: aqui há aqueles que buscam auxiliar os demais, principalmente a nova geração, que será o futuro da região. O melhor exemplo é o Futebol Clube Cascavel, que além do time principal disputar a elite do Campeonato Estadual e também estar no Campeonato Brasileiro, conta com equipes de base, centro de treinamentos próprio e projeto social para comunidade. 

“A Fábrica Cascavelense de Cidadão (FCC) tem como primeiro objetivo formar um cidadão para que na sequência possa se tornar um profissional. Se tiver aptidão, ele pode ter a oportunidade no futebol, caso contrário o encaminhamos para empresas parceiras, onde poderá dar seus primeiros passos profissionais”, afirmou Juarez Assmann, presidente do projeto. 

O projeto para formar cidadãos já conta com mais de 20 anos e, na metade do ano de 2021, uniu forças ao time da cidade, buscando colher bons frutos ao ofertar estas oportunidades aos jovens. Com o parceiro Cascavel, os adolescentes dos cinco núcleos do projeto recebem o uniforme completo para que possam praticar atividades físicas. O FCC ocorre nos bairros Tarumã, Riviera, Santa Cruz, Colmeia e Santa Felicidade.

Em menos de dois anos de parceria, um dos participantes do núcleo Santa Cruz, o jovem Rafael, passou a integrar a equipe sub-15 do Futebol Clube Cascavel. “Entrei no projeto após um amigo indicar. Fui e acabei gostando. Meu amigo desistiu, mas eu continuei. Logo entendi que era bom para o meu futuro, como atleta e cidadão. Além de disciplina, respeito e parceria, o Juarez me ajudou em muitas coisas, até voltar a estar mais perto de Deus", destacou o novo “Piá do Ninho”.

Muitas competições internas foram realizadas com parceria do Cascavel nestes dois anos de projeto. Nestas competições o menino Rafael se destacou, atraindo olhares dos membros da comissão técnica das equipes de base da Serpente, então foi convidado, junto aos pais, para que ele integrasse o Sub-15. 

Nesse momento são muitos sonhos realizados, não só o do Rafael. Para que esse jovem alcançasse algo que sempre almejou, o Juarez e a Fábrica Cascavelense de Cidadão fez seu trabalho de formação. Além disso, o Futebol Clube Cascavel fez o seu trabalho de suporte ao projeto e atenção com os jovens.

“O projeto é uma grande ajuda na formação do homem, já que o esporte caminha junto com a educação. É sempre gratificante ver os filhos tendo a oportunidade de realizar seus sonhos. É ainda mais maravilhoso ver a alegria dele, estou me sentindo muito orgulhoso”, afirmaram os pais de Rafael. 

O Cascavel acredita que o sucesso está em ajudar a população que tanto os apoia e, em breve, pretende trazer junto aos times de base, mais atletas do projeto, levando a Fábrica Cascavelense de Cidadão para mais cidades.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.