Seja bem vindo
Cascavel,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sanepar inicia consultoria técnica na Argentina

A companhia tem o maior parque do mundo de reatores anaeróbios de tratamento de esgoto doméstico


Sanepar inicia consultoria técnica na Argentina Indicada pelo Banco Mundial, Sanepar inicia consultoria técnica na Argentina. Foto: Sanepar

A Sanepar iniciou nesta segunda-feira (13) um trabalho de colaboração técnica com a empresa argentina Serviço de Água e Manutenção do Estado Provincial (Sameep), na cidade de Resistência, Província de Chaco. Indicada pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird)/Banco Mundial, a companhia paranaense irá contribuir para o aprimoramento do sistema de esgotamento sanitário na região metropolitana de Gran Resistencia.

Três profissionais da Sanepar – um técnico em química da área de Pesquisa e Inovação e dois engenheiros de Projetos Especiais e de Desenvolvimento Operacional – farão visitas técnicas nas instalações das unidades operacionais da ETE e reuniões com a equipe da empresa de saneamento da região do Chaco durante esta semana.

A Sanepar foi recomendada para esta parceria pelo fato de deter ampla experiência na tecnologia de reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB), a mesma adotada pela empresa argentina. A companhia paranaense tem o maior parque do mundo de reatores anaeróbios de tratamento de esgoto doméstico e é referência internacional em planejamento, projeto, obra, operação, manutenção, pesquisa e inovação nesta tecnologia.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, participou na manhã desta segunda-feira (13), por videoconferência, da reunião de abertura dos trabalhos com o governador da Província do Chaco, a presidente da Sameep e representante do Banco Mundial.

“Para nós é motivo de grande alegria poder colaborar para o sucesso desta planta, além de ser uma oportunidade de aprendizado para a nossa equipe. Quando transmitimos conhecimento, também aprendemos. Esta unidade irá promover saúde pública aquela região. É importante comparar os indicadores de doenças de veiculação hídrica antes e depois da operação desta ETE para constatar a melhoria das condições de saúde”, disse o presidente.

O governador da Província do Chaco, Jorge Capitanich, afirmou que a obra é bastante estratégica no atendimento à população da região metropolitana da província. “Agradeço ao Banco Mundial e à Sanepar, que enviou seus técnicos a fim de que esta planta seja operada de forma adequada para alcançarmos alta qualidade nos serviços. Este intercâmbio vai contribuir na capacitação de nosso quadro técnico na otimização da gestão para que tenhamos altos níveis de atendimento”, afirmou.

A especialista sênior em Água e Saneamento do Banco Mundial, Maria Catalina Ramírez, destacou a importância dos projetos inovadores e sustentáveis em água e saneamento para elevar os índices de cobertura. “É a primeira planta com esta tecnologia na Argentina, o que é um grande desafio em termos operacionais e trará grandes resultados de sustentabilidade e economia. É muito importante a conexão entre os pares de saneamento na transferência de conhecimento”, disse. O Banco Mundial é o agente financiador da obra.

A presidente da Sameep, Escribana Noelia Canteros, também destacou o benefício a toda a comunidade do Chaco trazido com essa parceria. “Vamos promover maior profissionalização e capacitação de nossa equipe nesta planta para que seja um grande exemplo para toda a República Argentina”, afirmou.

Da parte da Sanepar, também participaram da reunião por videoconferência os diretores Leura Conte de Oliveira (Investimentos) e Sérgio Wippel (Operações); na Argentina estavam o gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti; e os profissionais Murilo Duma, Cesar Augusto Marin e Leandro Correa Bertonha. Da parte da Sameep, participaram a diretora Liliana Spoljaric; os gerentes Verónica Leiva Velky (geral), Ricardo Requena (Planejamento e Desenvolvimento), Adrián Soto (Tratamento de Esgoto) e o assistente Diego Robledo; e a assistente técnica e consultora do Bird, Ayelen Becker.


Aen/PR




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.