Seja bem vindo
Cascavel,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Após 71 anos, Cascavel tem o primeiro Cmei da área rural

Centro Municipal de Educação Infantil em Rio do Salto leva ao campo as mesmas estruturas existentes na unidades da cidade


Após 71 anos, Cascavel tem o primeiro Cmei da área rural Foto: reprodução/assessoria

A Educação Infantil em Cascavel marca uma nova fase a partir desta segunda-feira (13) com a inauguração do primeiro Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do interior do Município. O prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Educação, Marcia Baldini, inauguraram o CMEI  do Campo Romalina Vaz Machado, no distrito de Rio do Salto, mas que também atenderá os distritos próximos.

 

O prefeito Leonaldo Paranhos não escondia a emoção de entregar o primeiro Cmei do campo. “É muito bom, isso prova que é possível fazer. Nós estamos fazendo Cmeis na área urbana de Cascavel, sempre um grande desafio, com o nascimento de 500 crianças por mês, mas chegamos agora na área rural. Primeiro Cmei no interior da história de Cascavel, uma cidade com mais de 70 anos. Inauguramos e entregamos hoje esse Cmei lindo, maravilhoso, com brinquedos, material didático, móveis novos, um ambiente propício para que a criança queira ficar na escola. E vamos para outros desafios”, afirmou o prefeito que anunciou a construção de um segundo Cmei do campo, desta vez no distrito de São João.

 

A secretária de Educação Marcia Baldini explica que o CMEI atenderá 60 crianças de zero a quatro anos. “Estamos realmente muito contentes. Esse CMEI vai dar condição para que os pais de Rio do Salto, São Salvador e Juvinópolis possam trazer seus filhos para educação infantil, assim como nós temos nos espaços urbanos. É mais uma ação do governo Paranhos equalizando a população do campo com a população da cidade”, enfatizou.

 

A diretora Vanessa Selzler disse que se trata de uma grande conquista para a comunidade. “É muito importante para a educação infantil. Esse momento é histórico para a rede municipal de educação e a gente está muito feliz em fazer parte”, comemorou.

 

Franciele Faust, presidente da Associação de Moradores do Rio do Salto, diz que a entrega do Cmei é um grande presente. “Realmente é uma conquista muito grande para o nosso distrito, com certeza vai promover muito nosso desenvolvimento e só vem a agregar. A comunidade está muito feliz”, afirmou.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola, destacou que a inauguração é uma forma de valorizar as famílias do campo. “O que tem na cidade precisa ter também para o homem e a mulher do campo. A inauguração é que muda e transforma a nossa sociedade e hoje foi um momento extraordinário ver a comunidade vibrando”, afirmou.  

 

Estrutura


O Cmei foi construído em uma área de 445,7 metros quadrados, com quatro salas de aula, ambientes para a secretaria/direção, arquivo, depósitos de materiais pedagógicos, sala de professores, cozinha, despensa, lavanderia, depósito de materiais de limpeza, entre outros espaços que são necessários para o conforto e segurança dos alunos e professores, incluindo refeitório, lactário e pátio descoberto com piso emborrachado e parquinho.

 

O espaço valoriza a sustentabilidade com energia solar, gerada a partir do sistema fotovoltaico com placas instaladas na cobertura do edifício.

 

Homenagem


O Cmei leva o nome de Romalina Vaz Machado, que morou no distrito e sempre lutou pela comunidade, inclusive era uma defensora da construção do CMEI. Romalina, nascida em Guaraniaçu, passou a residir no distrito em 1990 e viveu em Rio do Salto o restante da sua vida, há quase cinco anos. Ela foi casada com Dirceu Nunes Machado, com quem teve dez filhos.

 

“A gente ficou muito feliz porque era um sonho dela. Ela sempre falava nesse Cmei e, graças a Deus, agora a gente conseguiu com o nome dela. É uma felicidade para todos nós, vai ficar para história, para sempre”, diz Milene Cristina Alves Bueno, neta da dona Romalina.

 

Serão investidos R$ 1,7 milhão na obra que será executada pela Construtora Plano Engenharia Ltda, vencedora do processo de licitação.


Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.