Seja bem vindo
Cascavel,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Unioeste firma parceria para projeto de piscicultura

O projeto prevê duas fases, a primeira é um diagnóstico sobre o cultivo de pescados e qual a potencialidade do município e, depois, acompanhar os piscicultores durante 12 meses


Unioeste firma parceria para projeto de piscicultura Assessoria

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Prefeitura de Cascavel assinaram um protocolo de intenções durante o Show Rural com objetivo de estabelecer um incentivo à piscicultura no município. O projeto prevê duas fases, a primeira é um diagnóstico sobre o cultivo de pescados e qual a potencialidade do município e, depois, acompanhar os piscicultores durante 12 meses.

Na ocasião o vice-reitor da Unioeste, professor Gilmar Ribeiro de Mello, destacou a importância da parceria com a Prefeitura, representada na ocasião pelo curso de Engenharia de Pesca do Campus de Toledo, para desenvolver a área de piscicultura no município. “É sempre importante a participação da Universidade com seus profissionais e professores nessas as ações conjuntas que promovam o desenvolvimento da nossa região”, frisou. 

O diretor-geral do campus de Toledo, professor Remi Schorn, explica também que as parcerias com os municípios fortalecem os vínculos da Universidade com a comunidade externa. “Essas parcerias entre a Universidade, o poder público municipal e o setor produtivo nos oferecem uma oportunidade ímpar de retornar à sociedade tudo aquilo que é produzido dentro da Unioeste em forma de conhecimento e tecnologia para melhorar a produção local”, argumenta o diretor.

De acordo com professor do curso de Engenharia de Pesca da Unioeste, professor Aldi Feiden, outros convênios semelhantes já foram feitos anteriormente nos municípios de Missal e Pato Bragado. “A universidade tem um papel importante na atuação do desenvolvimento local, porque ela pode estudar os problemas que os produtores encontram e, através disso, buscar uma solução que seja barata e tecnicamente viável para os produtores. Além de ajudar na questão de levantar renda e melhorar a qualidade dos produtos, esta parceria também contribui com a formação dos alunos, porque, aliado ao conhecimento teórico da sala de aula, eles podem confrontar a realidade, os problemas que o público com quem irão trabalhar enfrentam”, argumenta Feiden.

Para o Secretário de Agricultura de Cascavel, Renato Segalla, a cooperação técnica com a Unioeste de Toledo, possibilitará a realização de um diagnóstico e alternativas para avançar no projeto da piscicultura no município de Cascavel. “Nós temos um potencial muito grande a ser alcançado, mas precisamos fazer esse projeto e definir as ações através do incentivo do projeto de lei que o município vai montar nesse sentido. Cascavel tem valor bruto da produção de mais de três bilhões de reais, mas está concentrado na produção de frango de porte, na produção de soja, de milho e a piscicultura representa apenas um e meio por cento disso. Então nós já temos alguns estudos que potencializam muito o crescimento dessa atividade como forma de diversificação e melhora da qualidade de vida do produtor rural”, comentou.


Assessoria




MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.