Seja bem vindo
Cascavel,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Itaipu: vertimento chega a 7 vezes a vazão média das Cataratas

Vertedouro da usina binacional escoou 10 milhões e 450 mil de litros de água por segundo nesta madrugada. A vazão média das Cataratas é de 1 milhão e 500 mil litros de água por segundo.


Itaipu: vertimento chega a 7 vezes a vazão média das Cataratas Rafael Kondlatsch | Itaipu Binacional

O vertedouro da usina de Itaipu, na região de Foz do Iguaçu (PR), chegou a escoar neste sábado (18) o equivalente a sete vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu. O pico ocorreu entre 2h e 5h30, quando passaram pela calha esquerda, a única aberta, um total de 10 milhões e 450 mil de litros de água por segundo (10.450 m3/s).

Às 12h30, o volume ainda era alto – 9 milhões e 868 milhões de litros de água por segundo (9.868 m3/s). No mesmo horário, a cota do Rio Paraná na estação hidrológica de Itaipu na Ponte da Amizade era de 109,54 metros acima do nível do mar. Já a vazão das Cataratas do Iguaçu estava em um milhão e 41 mil litros de água por segundo (1.041 m3/s), diante do volume médio de, 1.500 m3/s.

O aumento da vazão foi necessário em virtude da afluência de água ao reservatório, causado pelas chuvas dos últimos dias nas bacias incrementais da usina. Para acompanhar a situação, Itaipu acionou a Comissão Especial de Cheia na última quarta-feira (15). Todos os dias, a empresa atualiza o boletim hidrológico no site da empresa, em português e espanhol: https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/HIDROLOGIAPY/BH.pdf


Vertedouro aberto no carnaval

O vertedouro permanecerá aberto e com alta vazão ao longo de todo o feriado prolongado do carnaval. Os turistas podem ver de perto o espetáculo das águas na visita Panorâmica da usina. Os passeios terão horários estendidos, começando às 8h45 durante todos os dias.

Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.turismoitaipu.com.br/ ou pelo WhatsApp (45) 99131-9119. Com exceção da Itaipu Panorâmica, todos os demais passeios têm vagas limitadas.


Assessoria





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.