Seja bem vindo
Cascavel,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mulheres se reúnem durante Summit Iguassu Valley

Painel Founders Mulheres discutiu cenário que as empreendedoras enfrentam nos ecossistemas de inovação do Paraná e de países vizinhos


Mulheres se reúnem durante Summit Iguassu Valley Assessoria

Mulheres empreendedoras ou que estão pensando em empreender participaram, nesta quarta-feira (14), do painel Founders Mulheres no Ecossistema, promovido pelo Sebrae/PR no Summit Iguassu Valley, evento que ocorre em Foz do Iguaçu até esta quinta-feira (15). O encontro reuniu cem mulheres de várias regiões do Paraná e, também, de países vizinhos com o objetivo de promover discussões sobre o cenário que elas enfrentam quando decidem trabalhar nos mercados inovadores. 

Para isso, as painelistas Ana Paula Arbache, CEO da Arbache Investimentos, Janayna Bhering, especialista em Ciência e Tecnologia, e Maria Alice Frontini, cofundadora do MIT Alumni Angels, compartilharam os desafios, as experiências e as histórias que viveram durante em suas trajetórias no segmento da inovação, ressaltando que, independentemente do negócio, o importante é ter persistência. 

“Ainda temos muitas barreiras de entrada no mercado, mas é preciso enfrentar. Eu, por exemplo, tive que ouvir investidor me perguntando se eu usaria mesmo o investimento para o meu negócio ou se era para comprar bolsa de marca. É chato e desanima, mas a gente não pode se abater; conquistamos muito, porém, ainda é precária a nossa presença em posições de poder, então precisamos continuar”, incentiva Ana Paula Arbache. 

Janayna Bhering, por sua vez, incentivou, também, o treinamento das soft skills, que são habilidades comportamentais relacionadas à maneira como o profissional lida com os demais em diferentes situações. 

“O que vai realmente nos diferenciar tem a ver com empatia, visão, propósito e a vontade de querer fazer acontecer. Vai muito além do conhecimento técnico. Por isso, sempre que a gente puder, temos que nos apoiar e nos espelhar em outras pessoas e não ter medo de pedir ajuda. Precisamos parar de olhar tanto para fora e entender quem está do nosso lado e pode fazer a diferença”, pondera. 

Maria Alice Frontini deixou, ainda, um conselho importante: é preciso abraçar as características que fazem parte das mulheres. 

“Não podemos nos anular. Nós temos olhar amplo e trazer isso para o mercado é fundamental. É claro que ainda são poucas as empreendedoras no universo da inovação, mas precisamos estar lá para mostrar aos homens coisas que, às vezes, eles não conseguiriam enxergar como viáveis. Esse olhar feminino é essencial”, destaca. 

Fonte de inspiração 

A empreendedora Ludmilla Antoniazzi, de Guarapuava, garante que o painel foi inspirador. Ela abriu uma empresa há pouco tempo e decidiu participar do encontro para trocar contatos, mas, segundo ela, foi possível conseguir muito mais. 

“Me emocionei com as histórias que elas compartilharam porque muito do que elas contaram, eu também vivi. Foi muito importante para mim. Além de dar ideias do que podemos fazer, também nos incentiva a continuar. É incrível fazer parte disso”, relata. 

A paraguaia Emilia Cardenas também considerou o encontro produtivo. Ela coordena a Câmara Paraguaya de Fintech e parabenizou pelo trabalho desenvolvido no Brasil. 

“Quero fundar uma startup, mas não estava encontrando os caminhos adequados para tornar isso real. Vir aqui e ouvir as experiências delas me deu mais motivação para colocar essa ideia em prática e começar os meus projetos. Estou muito feliz por poder participar do evento e, de certa forma, levar o que aprendi aqui para o Paraguai”, observa.

A consultora do Sebrae/PR, Ana Rizzi, ressaltou que o encontro é parte de um movimento permanente e que há muito mais a ser explorado. 

“O objetivo do grupo é trazer as mulheres do ecossistema para o centro das discussões. Não é um caminho fácil, ainda existe muito preconceito, mas por meio da dedicação de mulheres como as nossas painelistas, o ambiente tem ficado mais favorável e é possível aumentar a presença das mulheres nesse contexto. Precisamos ocupar os espaços disponíveis ou, se for preciso, criá-los”, finaliza. 

Summit Iguassu Valley

O evento, organizado pelo ecossistema de inovação Iguassu Valley, conta com uma programação diversificada com palestras, oficinas, workshops e painéis sobre temas que fazem parte do cotidiano do empreendedorismo inovador. 

As atividades são realizadas no Grand Carimã Resort & Convention Center, em Foz do Iguaçu, até esta quinta-feira (15).


Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.