Seja bem vindo
Cascavel,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Assistência de Toledo orienta sobre acesso à Casa de Passagem

Além do acolhimento e alimentação, o local oferece atendimento psicossocial e encaminhamentos para os demais serviços públicos conforme as necessidades


Assistência de Toledo orienta sobre acesso à Casa de Passagem

A chegada do inverno e junto com ele as baixas temperaturas já coloca a postos os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Para este ano, a Ação Integrada de Proteção ao Frio Intenso prevê o acolhimento de pessoas no Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn, o Certi Pioneiro, para pernoite, alimentação, higiene pessoal, cobertor e roupas. Uma estrutura, que deve funcionar nos próximos dias, será mantida para quando a temperatura baixar dos 6º e já estão sendo acertados os últimos detalhes junto às demais secretarias municipais. 

Mesmo com este trabalho ainda sendo organizado, a administração municipal possui a Casa de Passagem, um serviço destinado às pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. “Este espaço tem como objetivo o acolhimento provisório a fim de contribuir para a promoção social e garantia de direitos socioassistenciais. O trabalho é feito pelo Departamento de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da SMAS e tem a parceria da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, através da Guarda Municipal, e da Secretaria da Saúde”, explica a secretária da SMAS, Solange Silva dos Santos Fidelis

Além do acolhimento e alimentação, o local oferece atendimento psicossocial, encaminhamentos para os demais serviços públicos conforme as necessidades, oficinas, capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho via Agência do Trabalhador contribuindo com a promoção da autonomia, possibilitando assim a superação da situação de rua. 

A Casa de Passagem tem capacidade para acolher 29 pessoas, sendo destas vagas,  21 masculinas e 8 femininas. O equipamento foi inaugurado em 05 de maio de 2022 e até o momento foram realizados 385 acolhimentos de dez nacionalidades. Para acessar a Casa de Passagem é necessário que o (a) usuário (a) da política busque pelo atendimento da Equipe Especializada em Abordagem Social no CREAS II, localizado na Rua Porto União, n° 921, Jardim Porto Alegre, ou pelo telefone (45) 3196-2630, para que a partir deste primeiro contato sejam observados os protocolos e aconteça o encaminhamento para a Casa. 

Negativas - Apesar dos serviços, muitas pessoas em situação de rua não permanecem ou não desejam acessar este Serviço da Casa de Passagem, porém elas continuam sendo acompanhadas pela equipe Especializada em Abordagem Social do CREAS II, onde recebem atendimento técnico, orientações, encaminhamentos para serviços de saúde e para o mercado de trabalho, acesso ao benefício eventual kit higiene, regularização de documentos pessoais, roupas, cobertor e acesso aos restaurantes populares, além da realização do Cadastro Único visando o benefício do Programa Bolsa Família.


Assessoria




MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.