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Cascavel,29/03/2024

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Defesa Civil sofre com trotes que dificultam o atendimento à população

Somente nos últimos três dias, foram cerca de 50 trotes recebidos


Defesa Civil sofre com trotes que dificultam o atendimento à população Foto: reprodução/ assessoria

A Defesa Civil de Cascavel sempre está com plantão 24 horas, para atender a situações de urgência no município. O serviço gratuito prestado à população precisa ser imediato, diante das emergências. 


Porém, apesar de todos os esforços de atuar com mais rapidez possível no atendimento à comunidade, a Defesa Civil está tendo que lidar com a ação de pessoas mal intencionadas que realizam trotes ao serviço de urgência. Segundo dados do órgão, nos últimos três dias, foram cerca de 50 trotes. Nesse mesmo período, a Defesa Civil realizou cerca de 20 atendimentos em cinco bairros da Região Norte e no distrito de Rio do Salto. 


O coordenador da Defesa Civil, Marcio Ribeiro, conta que é uma frustração ter que atuar com esse tipo de comportamento, que só gera atraso e pode impedir que uma real situação de emergência seja atendida. “Inclusive, já encaminhamos um número para o setor de inteligência da Guarda Municipal de Cascavel para identificação de endereço e quando ocorrer faremos uma diligência para localizar a pessoa que está efetuando as ligações e pedir se precisa de atendimento ou se está agindo com brincadeiras, e a partir disso orientar que, segundo o código Penal Brasileiro, é possível responder com as penalidades da lei”, pontua. 


Até o momento, a Defesa Civil não chegou a fazer deslocamento das equipes para atender uma ligação caracterizada como trote, pois o servidor conseguiu identificar antes, mas o dano aos atendimentos aos cascavelenses é notório. “Há prejuízos para o município e para a população, pois o trote ocupa a linha telefônica é o tempo que o atendente poderia estar auxiliando uma pessoa que realmente necessita”, destaca Marcio. 


Vale destacar que a Defesa Civil atende a ligações de urgência pelo telefone 199. Dentre os serviços prestados está o de entrega de lonas e de telhas em casos de temporais, o de remoção de abelhas, análise de risco de estrutura e entre outros. Todas demandas que são consideradas urgentes e precisam de uma resposta rápida.


Assessoria




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