Seja bem vindo
Cascavel,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ministério libera dois mestrados e três doutorados nas universidades

Com a aprovação, as instituições têm prazo de até 12 meses para iniciar a seleção de alunos


Ministério libera dois mestrados e três doutorados nas universidades UEM

O Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou cinco novos cursos de mestrado e doutorado para as universidades estaduais do Paraná. Para quem tem interesse em ingressar na pós-graduação, as novas possibilidades são para mestrado em Artes Visuais e Enfermagem e doutorado em Biologia Evolutiva, Ciências Fisiológicas e Engenharia Civil. Com a aprovação, as instituições têm prazo de até 12 meses para iniciar a seleção de alunos.

Juntas, as sete universidades estaduais reúnem mais da metade dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu ofertados no Paraná. Ao todo, 36 instituições públicas e privadas ofertam 570 cursos de mestrado e doutorado. A rede pública estadual de ensino superior totaliza 311 cursos com centenas de possibilidades para pesquisas acadêmica, já somadas as cinco novas ofertas.

Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fabiano Gonçalves Costa, as autorizações de novos cursos são uma forma de reconhecimento da qualidade das universidades públicas estaduais pela Capes. “As autorizações para abertura de cursos passam por um crivo bastante alto. Isso mostra que o nosso sistema e as nossas universidades estaduais estão muito bem estruturadas e possuem maturidade científica a ponto da Capes reconhecer que temos o aval de abertura de cursos de mestrado e doutorado”, explica.

O aumento na oferta de cursos de pós-graduação é importante, também, porque facilita o acesso aos programas de investigação científica. “Esses novos programas fortalecem e verticalizam o ensino superior. Fortalece o nosso sistema, abre a possibilidade de maior qualificação dos nossos paranaenses”, completa o diretor.

NOVOS CURSOS – A UEM recebeu a recomendação para dois novos doutorados, de Ciências Fisiológicas e Engenharia Civil. Uma parceria entre as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e a do Centro-Oeste (Unicentro) teve aprovação do curso de doutorado em Biologia Evolutiva.

Na modalidade de mestrado, as novas opções são para o Mestrado Profissional em Enfermagem, que será ofertado por meio da parceria entre a Unicentro e as universidades estaduais do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar); e o Mestrado em Artes Visuais, pela Unespar, no campus Curitiba I.

OUTROS CURSOS – Para saber os cursos de pós-graduação Stricto Sensu ofertados pelas universidades, clique no link das instituições: Universidades Estadual Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Norte do Paraná e Universidade Estadual do Paraná.



AEN




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.