Seja bem vindo
Cascavel,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Óleo terá destino sustentável na etapa Cascavel

Etapa será realizada neste fim de semana, autódromo internacional Zilmar Beux


Óleo terá destino sustentável na etapa Cascavel Divulgação - Stock Car

No final de semana, de 16 a 18 de junho, a Stock Car Pro Series realiza a quarta etapa da temporada 2023 em Cascavel (PR). No autódromo internacional Zilmar Beux, que abriga a pista mais veloz do calendário, o óleo lubrificante usado por todas as equipes será coletado e posteriormente reinserido na cadeia produtiva.

A Lwart Soluções Ambientais é a responsável pela coleta nesta e em todas as etapas da temporada. O resíduo gerado ao longo do campeonato passará pelo processo de rerrefino, retornando ao mercado em forma de óleo básico de alta performance, matéria prima que após a aditivação voltará a ser óleo lubrificante. A iniciativa, dada a abrangência e, acima de tudo, o compromisso com a sustentabilidade, posiciona a categoria como um case de economia circular.

Conhecido como OLUC, o óleo lubrificante usado ou contaminado é um resíduo perigoso presente em motores de automóveis e indústrias, devendo ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para o rerrefino, proibindo taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins. Para ter uma ideia do impacto causado pelo descarte incorreto, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, conforme dados da Cetesb.

“Nossa parceria com a Stock Car para a logística reversa do OLUC tem sido muito positiva. Percebemos uma maior consciência ecológica no setor e por meio da parceria, podemos divulgar para os amantes do automobilismo a importância de garantir o destino correto do óleo usado nos veículos. Assim como já fizemos nas etapas de Goiânia, São Paulo e Tarumã, estaremos presentes em Cascavel para assegurar que o resíduo gerado pelos carros dos competidores neste final de semana será gerenciado de forma segura e responsável, trazendo benefícios para o meio ambiente, explica Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

O caminho do OLUC na Stock Car

Para a coleta do óleo gerado pelos carros dos participantes, tanto nos treinos quanto nas provas, serão instalados tambores próximos aos boxes das equipes. Ao final do evento, esse resíduo coletado é devidamente armazenado e transportado por um caminhão específico até a matriz da Lwart em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado. Por conta da iniciativa, a Stock Car receberá o Certificado de Coleta de Óleo e o Certificado de Destinação Final, documentos que atestam a conformidade com as normas ambientais.

O que acontece com o OLUC depois de ser coletado 

Após sua coleta, o óleo lubrificante usado passa pelo processo chamado de rerrefino, para voltar a ser óleo básico, matéria prima para produção de lubrificantes. O conjunto tecnológico de ponta da Lwart permite o aproveitamento de praticamente 100% do OLUC que entra no processo industrial e a transformação desse resíduo em óleo básico de alta performance, com qualidade igual ou superior ao produto de primeiro refino.

O óleo básico, por sua vez, é destinado aos principais produtores, que o aditivam e o transformam novamente em lubrificante. O óleo então volta ao mercado em forma de produtos industriais, agrícolas, automotivos e elétricos, criando um ciclo sustentável e infinito.

*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010)

Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.