Seja bem vindo
Cascavel,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Caravana PR Unido Pelas Mulheres vai às regiões Oeste e Sudoeste

Caravana esteve em Cascavel, na quinta-feira (15), e no município de Francisco Beltrão, nesta sexta-feira


Caravana PR Unido Pelas Mulheres vai às regiões Oeste e Sudoeste Foto: Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI)

Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres esteve nesta semana nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná para auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias com foco nas políticas públicas para mulheres e o acesso dos municípios aos projetos e recursos estaduais para este público.


Na quinta-feira, o evento aconteceu em Cascavel (Oeste), no auditório da FAG (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz), com a presença de prefeitos, primeiras-damas, vereadores e secretários da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Nesta sexta-feira (16) a Caravana foi até Francisco Beltrão (Sudoeste) para dialogar com os gestores municipais da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).

O programa do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), vai percorrer todas as regiões do Estado.

Já foram realizados três de 10 encontros. O lançamento do programa, com as associações de municípios da Grande Curitiba, aconteceu no final de maio, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. A próxima parada da Caravana será no dia 30 de junho, em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro), em parceria com duas associações: Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop).

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou os avanços nas políticas de Governo para este público, mas também ponderou que há muito ainda a ser feito pelas mulheres paranaenses.

“O governador já tomou as primeiras medidas nessa direção, criando um sistema de governança com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. Agora precisamos unir as forças de todos os poderes. Vamos estabelecer uma força-tarefa entre o Estado e os municípios”, disse. “A Secretaria busca iniciar um diálogo intergovernamental de forma horizontal, visando construir uma nova história. Desejamos desenvolver e implementar essa política de forma colaborativa, com a participação daqueles que conhecem as necessidades da cidade”.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Pereira dos Santos, disse que o Paraná está vivendo um momento muito importante para reforçar as políticas da mulher. “A ideia é que cada município tenha uma coordenação para cuidar dos assuntos relativos à mulher”, destacou. Ele também é prefeito de Santa Cecília do Pavão.

“As flores do amanhã estão nas sementes de hoje. A Leandre, como secretária estadual, e o governador Ratinho Junior estão plantando estas sementes. E vocês vão ver como vamos mudar o Paraná quando terminarem estes dez encontros da Caravana”, disse Joarez Henrichs, representando a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Mariana Neris, deu destaque sobre a importância dos municípios também criarem conselhos e fundo municipais, para atuar em conjunto com o Estado. “Estamos progredindo na implementação de um sistema de governança para políticas públicas. É essencial que as políticas sejam acompanhadas e sujeitas a monitoramento e controle social. Portanto, a presença de conselhos, com presença da sociedade, é de extrema importância para reforçar a transparência”, afirmou.

Segundo ela, os conselhos não devem ser vistos como oponentes aos prefeitos, mas sim como agentes que fortalecem as políticas municipais. “Dessa forma, exercem o controle social, fornecem suporte e também fazem recomendações e propostas. Por isso, estamos trabalhando em conjunto com o Estado nesta iniciativa, a fim de alcançar todos os municípios e estabelecer esse arranjo de governança”, acrescentou.

PRESENÇAS – Estiveram no evento de Francisco Beltrão o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto; o vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron; o deputado estadual Wilmar Reichembach, prefeitos e primeiras-damas dos municípios do Sudoeste. No evento de Cascavel, também participaram o presidente da Amop e prefeito de Toledo, Beto Lunitti; a primeira-dama de Cascavel, Fabiola Paranhos; os deputados estaduais Gugu Bueno e Márcio Pacheco; e outras lideranças.


AEN




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.