Seja bem vindo
Cascavel,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sustentar e Usina de Biogás são premiados no Cidades Sustentáveis

Prêmio nacional reconhece as boas práticas desenvolvidas pelas cidades brasileiras e Cascavel se destacou em duas categorias


Sustentar e Usina de Biogás são premiados no Cidades Sustentáveis Foto: reprodução/ assessoria

Novamente Cascavel se destaca em todo o País quando o assunto é sustentabilidade. No último fim de semana, o Prêmio Cidades Sustentáveis, edição 2023, reconheceu dois importantes programas desenvolvidos pelo município. As ações premiadas foram a Usina de Biogás e o Programa Sustentar/Reciclar é Preciso, ambos desenvolvidos pelo município de Cascavel por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

 

Os dois programas levaram o troféu de segundo lugar. A Usina Biogás na categoria Social e o Sustentar na Categoria Econômica, entre as cidades médias do Brasil.

 

Em sua quarta edição, o “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” é uma realização do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), com o apoio do Projeto CITinova. A premiação ocorreu nos dias 16 e 17 de junho, durante a Virada ODS, em São Paulo.

 

Foram reconhecidas as boas práticas de cidades que estão avançando na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com políticas públicas que apresentam resultados concretos e mensuráveis.

 

USINA DE BIOGÁS


Este é o segundo prêmio recebido pela Usina de Biogás. Em novembro do ano passado, o  Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) também concedeu ao programa o troféu de reconhecimento pelo projeto que gera energia limpa e renovável proveniente do biogás do aterro sanitário da cidade.

 

O secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, destacou a importância da premiação que mostra o comprometimento de Cascavel com as boas práticas ambientais e sociais. “Esse é um trabalho que recebeu uma atenção especial do prefeito Paranhos. É fruto da dedicação, comprometimento e persistência dos nossos servidores públicos e, também, dos funcionários da limpeza pública que recolhem diariamente os resíduos em nossa cidade”, enfatizou.

 

SUSTENTAR


O Programa Sustentar, desenvolvido em parceira com o Parque Tecnológico da Itaipu Binacional, lidera o valor global de reciclagem de papel, plástico e vidro no Oeste do Paraná, de acordo com o novo Caderno da Reciclagem, importante documento de análise sobre as ações das cidades paranaenses no Programa de Gestão de Resíduos Sólidos.

 

O Sustentar é um Programa Municipal de Incentivo às cooperativas e/ou associações de catadores de materiais de reutilizáveis e recicláveis como forma de fortalecimento e desenvolvimento da defesa do meio ambiente através da coleta seletiva e reciclagem dos materiais sólidos. Além disso, amplia a educação ambiental em todo o Município, garantindo a melhoria das condições de trabalho e renda dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.


Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.