Seja bem vindo
Cascavel,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

UEL promove saúde animal durante campanha de vacinação para cães

Tutores pagarão R$ 63,79 por uma vacina polivante importada, ganhando a consulta, uma vacina antirrábica e a desverminação completa do animal


UEL promove saúde animal durante campanha de vacinação para cães UEL

Estudantes, professores e residentes de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Londrina (UEL) participam neste sábado (24) de uma grande campanha de vacinação para cães. A ação tem o objetivo de promover a saúde de animais de estimação, conscientizar sobre a posse responsável e, também, estimular a doação de sangue de cachorros de grande porte.

No dia da campanha, os tutores pagarão R$ 63,79 por uma vacina polivante importada, ganhando a consulta, uma vacina antirrábica e a desverminação completa do animal. O atendimento será realizado no Hospital Veterinário (HV), das 8h às 16h. A iniciativa é do HV, Projeto Vida (banco de sangue de animais de companhia) e Centro Acadêmico de Veterinária (Cavet) da UEL.

Segundo o diretor do Hospital, professor Ulisses de Padua Pereira, a vacina que será aplicada é capaz de combater 10 patógenos que provocam problemas severos à saúde dos animais, como cinomose, parvovirose e leptospirose. “Temos um grande estoque de vacinas e, por isso, estamos estimulando a imunização como forma de melhorar a saúde dos animais”, destaca.

Adicionalmente, os tutores ganharão sem qualquer custo a vacina contra raiva para seus pets, que necessita ser aplicada anualmente. A vacina é um patrocínio da empresa MSD. Também será feita a desverminação dos animais, com vermífugo cedido pela Vetnil. “É um pacote, com checagem completa do estado do animal por apenas o valor de custo da vacina importada. É uma forma de garantir a saúde dos pets”, afirma o professor.

O diretor explica que é fundamental os tutores entenderem o significado da chamada posse responsável. Prevista no substitutivo ao projeto de Lei n°121, de 1999, a posse responsável inclui garantir dieta, limpeza e desinfecção adequadas para o animal, além de saúde e qualidade de vida no ambiente. “É proporcionar o bem-estar como um todo, lembrando que cada raça, animal e porte têm suas particularidades”, explica.

Os professores, estudantes e residentes terão condições de atender até 300 animais durante toda o dia. O atendimento será realizado em tendas que serão montadas no entorno do hospital. Ao chegar, os tutores passarão por rápida triagem que será feita pelos estudantes e serão encaminhados para a consulta e vacinação. A expectativa é de que o atendimento dure em torno de 30 minutos. Para ampliar a divulgação da iniciativa, explica o diretor, ONGs de cuidados de animais e entusiastas da posse responsável serão contatados para difundir a campanha.

DOAÇÃO DE SANGUE –A coordenadora do Projeto Vida – banco de sangue da UEL, professora Patrícia Mendes Pereira, explica que a participação da sua equipe na campanha ocorre no mês de conscientização da doação de sangue, o Junho Vermelho. A campanha cabe para seres humanos e animais. A ideia é aproveitar a junção de pessoas para divulgar o projeto do banco de sangue e esclarecer dúvidas de tutores de cães de grande porte e estimulá-los a cadastrá-los como doadores.

Para doar sangue, o cão precisa ter de um a oito anos de idade, ser de grande porte e ter peso acima de 26kg. Também é necessário ter boa saúde. No Brasil, existem cerca de 55 bancos de sangue para animais de companhia, sendo que o da UEL foi criado oficialmente em 1988, pioneiro no País.

Hoje, são realizadas de 10 a 15 transfusões de sangue semanais. Segundo Patrícia, o atendimento poderia ser maior, caso tivesse mais doadores. Tutores que tem cães com perfil para serem doadores podem entrar em contato com o WhatsApp do projeto: (43) 99192-2255.

APRENDIZADO – Para a vice-presidente do centro acadêmico, Caroline Cardoso Ruiz Fernandes, o envolvimento dos alunos em atividades práticas oferece a oportunidade extracurricular de se aproximar da rotina profissional. "A campanha é uma oportunidade dos estudantes contatarem os proprietários para difundir o conceito de guarda responsável", afirma.

Segundo ela, o Instituto Brasília Ambiental define a guarda responsável como o comprometimento do tutor em garantir a saúde física e mental, segurança e o bem-estar do animal, sendo a guarda responsável um pilar essencial na saúde humana e animal e ao meio ambiente.


AEN




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.