Seja bem vindo
Cascavel,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

3 em cada 10 produtores rurais estão endividados

Mesmo fechando um novo acordo para quitar a dívida, agricultores podem sofrer com condições prejudiciais e juros altos


3 em cada 10 produtores rurais estão endividados Reprodução

Uma pesquisa recente realizada pelo Serasa Experian apontou que mais de 27% dos produtores rurais brasileiros estão endividados. Este índice aponta que pelo menos 3 em cada 10 agricultores possuem dívidas ativas.

Apesar de não ser um número alarmante frente à situação econômica do país, a proporção indica um despreparo dos produtores rurais quando o assunto é evitar prejuízos e conseguir bons acordos de renegociação.

Segundo o advogado especialista Marcos Boschirolli, a principal indicação para que o agricultor evite prejuízos e futuros endividamentos é o uso do seguro rural. “A recomendação expressa é usar o seguro rural para impedir que uma intempérie, adversidade ou até uma queda brusca no preço atinja as finanças do produtor rural de tal maneira que traga prejuízos, podendo chegar a casos extremos de ter que vender parte ou completamente a propriedade”.

Se a dívida já for uma realidade, o produtor rural precisa ficar atento às propostas para não ficar ainda mais no prejuízo com juros exorbitantes. “Muitas instituições financeiras, para quitar o financiamento rural, oferecem ao produtor um empréstimo pessoal, em que todas as condições, inclusive os juros, são muito prejudiciais. Por isso, é essencial que o agricultor tenha em mente que em um financiamento rural ele possui amparo da lei, com juros mais baixos, que são fixados legalmente”, afirma o advogado. 


Advogado Marcos Boschirolli - Foto: Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.