Seja bem vindo
Cascavel,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Escolas municipais são referência na inclusão de crianças autistas

Câmara de Cascavel fez a entrega de homenagens nesta terça-feira (20)


Escolas municipais são referência na inclusão de crianças autistas Assessoria

A terça-feira (20) foi de comemoração na Câmara de Cascavel com a entrega de homenagens que reconheceram o trabalho exemplar que três instituições de ensino da rede municipal de Cascavel realizam na inclusão de estudantes com autismo. A Escola Municipal Ita Sampaio, a Escola Municipal Luis Vianey Pereira e o CMEI Julio Inácio Uncer foram citados por pais, alunos, ex-alunos e entidades como referência no acolhimento das crianças com transtorno do espectro autista.

O presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC), autor das homenagens, destacou que “as instituições buscam em sua prática o desenvolvimento de ações educativas que fortalecem o vínculo entre a escola e a comunidade escolar e buscam garantir a equidade e respeito às pessoas com deficiência apesar de todos os desafios diários da educação pública”.

Lucas Casagrande, coordenador do CMEI Julio Inácio Uncer, explicou que “as famílias primeiramente precisam se sentir acolhidas e seguras pela escola para entender o desenvolvimento de seus filhos e que o município de Cascavel tem duas importantes diretrizes a serem destacadas: o respeito pela individualidade e o direito à escolarização”.

A Escola Municipal Luis Vianey Pereira foi representada pela diretora Rosangela Magalhães de Abreu, pela coordenadora Cibele e a professora Loivi Del Vecchi. “É muito gratificante receber esta homenagem porque apesar de todos os desafios percebemos que estamos conseguindo dar este retorno para a comunidade”, lembrou Rosângela.

Da Escola Municipal Ita Sampaio, Kelley Stepanha e o coordenador Marcelo Mariotti enfatizaram a importância histórica de que pessoas com deficiência ocupem espaços públicos como a Câmara. “Fizemos questão de estar aqui hoje com pais e alunos porque historicamente as pessoas com deficiência estiveram à margem e sua presença ainda causa desconforto. É importante lembrar que mais do que igualdade, nós precisamos garantir direitos iguais e autonomia de vida para estas pessoas”.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.