Seja bem vindo
Cascavel,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

IDR-PR alerta produtores sobre previsão para o inverno

Estação deverá ter poucas ondas de frio e sequência de veranicos


IDR-PR alerta produtores sobre previsão para o inverno José Fernando Ogura/Arquivo AEN

O inverno tem início nesta quarta-feira (21) e os modelos climáticos utilizados pelos pesquisadores indicam que o fenômeno El Niño — aquecimento das águas do Oceano Pacífico que tem reflexos no padrão de chuvas e temperaturas do Brasil e de várias partes do mundo — está em atividade.

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), aponta que, na agricultura, os produtores de cereais de inverno, como trigo, aveia e cevada, devem ficar atentos à possibilidade de prejuízos com geadas tardias na fase de florescimento e espigamento das lavouras.

Chuvas irregulares e ocorrência de geadas podem prejudicar o desenvolvimento e a colheita do milho segunda safra.

O quadro climatológico indica a ocorrência de poucas ondas de ar e um regime de precipitações dentro do esperado para a estação, mas com possibilidade de haver episódios de veranicos (sequência de vários dias sem chuvas), de acordo com a meteorologista Ângela Costa, do IDR-Paraná.

ALERTA GEADA – Em operação até setembro pelo IDR-Paraná e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o Alerta Geada é um serviço que publica diariamente um boletim informativo sobre as condições meteorológicas e a evolução de massas polares pelo Estado.

Pode ser acompanhado no aplicativo Iapar Clima — disponível gratuitamente na App Store e no Google Play —, nas páginas do IDR-Paraná, do Simepar, com uma ligação para o telefone (43) 3391-4500 e, ainda, por mensagens via Telegram (interessados nesse canal devem se cadastrar AQUI).

Além do boletim diário, alertas de geada são emitidos e amplamente divulgados quando há aproximação de massas de ar frio com potencial para causar danos à agropecuária.

Em caso de previsão de ocorrência do fenômeno, o IDR-Paraná orienta os agricultores a adotarem medidas para prevenir ou reduzir danos às culturas sensíveis a baixas temperaturas.

Recomenda-se o cuidado com as lavouras de café de até dois anos, hortaliças, mudas de frutíferas tropicais recém-plantadas e viveiros de plantas sensíveis. Entre as opções de proteção aplicáveis, conforme a cultura, estão aquecimento, irrigação e cobertura das mudas. Granjas de aves e suínos também devem ser aquecidas.


AEN




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.