Seja bem vindo
Cascavel,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Desassoreamento do lago está com quase 50% concluído

Trabalho está sendo realizado na cabeceira alta, próxima à ponte


Desassoreamento do lago está com quase 50% concluído Foto: Manoel Teixeira/Secom

O desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel está avançando e quase 50% das obras já foram concluídas. O trabalho está sendo realizado na cabeceira alta, próxima à ponte, visando melhorar as condições ambientais e estéticas desse importante cartão-postal da cidade.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, mais de dez mil metros cúbicos de sedimentos já foram retirados do local até o momento. Inicialmente, a previsão era remover 21 mil metros cúbicos, porém, devido ao progresso dos trabalhos, a expectativa é de que esse volume seja superado.

 

Um dos desafios encontrados no local é o grande volume de gramíneas que precisam ser removidas antes da dragagem. Além dos sedimentos, aproximadamente 75 metros cúbicos de resíduos foram retirados.

 

“Isso acaba impactando no tempo do trabalho porque ele é empecilho da dragagem, esse resíduo misturado, que pode ocasionar alguns transtornos no processo”, disse o secretário Nei Haveroth.

 

A obra está dentro do prazo estabelecido. O trabalho de enrocamento das margens, que seria realizado após a dragagem, já teve início. Essa medida visa prevenir desmoronamentos e garantir a estabilidade das margens do lago. Além do enrocamento, também está prevista a construção de gabião para reforçar a segurança dessas áreas.

 

Os resíduos retirados do lago estão sendo transportados por uma tubulação de 3,5 mil metros de extensão até um terreno municipal no bairro Cascavel Velho. Todo o processo de desassoreamento está sendo conduzido seguindo rigorosos protocolos ambientais, visando evitar impactos negativos na natureza e no entorno do lago.

 

O trabalho, em parceria com o município, é feito por empresa contratada pela Sanepar.


Assessoria







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.