Banco de Olhos faz campanha de conscientização para doação de córneas
Objetivo é multiplicar informações e aumentar número de pessoas que digam “Sim” a doação
O Banco de Olhos de Cascavel realiza nesta quinta-feira (2) uma campanha de conscientização para incentivar a doação de córneas. A mobilização estará concentrada em frente ao Cemitério Central Dom Mauro. “O trabalho de sensibilização no Dia de Finados já é tradicional. O Banco de Olhos aproveita a visita dos familiares e a grande concentração de público para conversar e explicar sobre a doação de córneas e encorajar a comunidade a tocar neste assunto com as pessoas mais próximas do seu convívio”, explica a enfermeira do Banco de Olhos, Joziana Pastro.
O objetivo é multiplicar a informação. Na história do Banco de Olhos de Cascavel já são 7 mil doações até agora, mas a fila continua grande. No Paraná são 1240 pacientes aguardando pelo transplante. “Estamos numa época em que o tema ganhou notoriedade, mas o índice de recusa ainda é grande. Muitas famílias desistem da doação de córneas por desconhecimento. Precisamos plantar essa semente, orientar famílias para que conversem sobre isso em casa, para que tomem decisões e que ela seja dita. Na hora da dor, tudo é mais difícil. E por isso a importância de ter esse diálogo com as pessoas que você ama”, ressalta Selma Miyazaki, médica oftalmologista e diretora técnica do Banco de Olhos.
Assessoria
COMENTÁRIOS