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Cascavel,19/04/2024

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Excesso de velocidade é a causa de 46% dos óbitos no trânsito de Cascavel em 2020

De janeiro a junho, 24 pessoas já perderam a vida nas vias e rodovias do Município

Fonte: Portal do Cidadão
Excesso de velocidade é a causa de 46% dos óbitos no trânsito de Cascavel em 2020


A imprudência continua
fazendo vítimas no trânsito em todo o mundo e, em Cascavel, não é diferente. A
principal causa provável de mortes nas vias e rodovias que fazem parte da
circunscrição do Município, neste primeiro semestre de 2020, foi o excesso de
velocidade, seguido de associação de álcool e direção e avanço de
preferencial/sinal. Essa constatação é dos membros do Cotrans (Comitê Intersetorial
de Trânsito)/PVT (Programa Vida no Trânsito), que em reunião por
videoconferência analisaram as 27 mortes registradas no perímetro urbano e
rodoviário que faz parte do Município de Cascavel no período de 1 de janeiro a
19 de junho deste ano.

Como o grupo analisa
detalhadamente as prováveis causas das ocorrências, com base em todos os dados
divulgados pelos órgãos de segurança e da Secretaria de Saúde, três óbitos - de
um total inicial de 27 - foram descartados como acidentes de trânsito deste
ano: dois foram classificados como causa natural (em duas situações foi
constado que os condutores sofreram AVC no trânsito) e um foi considerado
homicídio. Desta forma, até o momento são contabilizados 24 óbitos (geral),
sendo 11 no perímetro urbano e 13 em rodovias. Desses, 11 tiveram como causa
provável o excesso de velocidade (46%), seguido de quatro por uso associado de
álcool x direção (17%) e três por avanço de preferencial (13%), totalizando 18.
Os demais tiveram causas como ultrapassagem em local proibido, queda de moto,
fadiga e avanço de semáforo.

11% menos mortes

Este número, embora junho
ainda não tenha sido finalizado, é 11% menor do que igual período de 2019,
quando foram registradas de janeiro a junho 27 mortes no trânsito, conforme o
comparativo abaixo:

 











































Comparativo de mesmo
período ano anterior/atual



2019



2020



Motociclista



8



7



Condutor Auto



5



8



Pedestre



7



6



Ciclista



4



0



Passageiro Auto



3



2



Passageiro Moto



0



1



TOTAL



27



24


 

Todos os números estão
positivos, com exceção do condutor de automóvel, que aumentou em 60% o número
de óbitos, passando de 5 em 2019 para oito este ano.

Participaram da reunião do
Cotrans a coordenadora da Educação de Trânsito da Cettrans/Transitar, Luciane
de Moura; o coordenador do Cotrans, major Amarildo, do 4º Grupamento de
Bombeiros, e representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia
Rodoviária Estadual, da Polícia Militar, da Secretaria de Saúde e da 10ª
Regional de Saúde.

Falta de cinto de segurança

De acordo com Luciane de
Moura, além da causa principal, que é o excesso de velocidade, os especialistas
observaram ausência do cinto de segurança associada aos demais fatores de risco
em várias ocorrências. Em pelo menos três óbitos, a falta do cinto pode ter
sido fator determinante para agravar o trauma. “O cinto de segurança tem o uso
obrigatório como proteção do condutor há décadas e, sempre enfocamos nas ações
de educação de trânsito a importância, contudo, ainda há cidadãos que,
infelizmente, não dão importância ao equipamento de segurança”, enfoca Luciane
de Moura, enfatizando que “mesmo durante a pandemia, os trabalhos com Educação,
Engenharia e Fiscalização de Trânsito continuam ocorrendo em nossa cidade,
sempre visando à segurança e à vida de cada cidadão”.



























Portal
do Cidadão




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