Seja bem vindo
Cascavel,18/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Especialista explica procedimento da cirurgia refrativa

Julho é o mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e diagnóstico de doenças oculares


Especialista explica procedimento da cirurgia refrativa Assessoria

Todos os anos, julho é o período em que, em todo o mundo, são reforçados os cuidados com a saúde dos nossos olhos. O grande objetivo desse movimento, que iniciou por conta da celebração do Dia Mundial da Saúde Ocular, no dia 10 de julho, é conscientizar a população sobre a importância do acompanhamento oftalmológico, e alertar para a prevenção e diagnóstico das doenças que atingem a visão.

Neste ano, o Hospital de Olhos de Cascavel, além de reforçar as orientações para que os pacientes mantenham e recuperem a saúde ocular, também destaca um procedimento que pode ser a solução para quem quer se livrar dos óculos: a cirurgia refrativa. “É a possibilidade que as pessoas têm de se livrarem dos óculos. A cirurgia refrativa é um procedimento a laser, eficaz e seguro para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo”, explica o oftalmologista do Hospital de Olhos de Cascavel, Randal Dacome.


Como funciona o procedimento

A cirurgia refrativa é um procedimento personalizado e consiste na modificação da curvatura da córnea, o que dará os resultados desejados e a correção dos erros de refração. A idade ideal para realizar a cirurgia refrativa geralmente é após os 21 anos, quando o grau dos problemas refrativos já está estabilizado. 

Com o avanço da tecnologia, as técnicas têm se tornado mais seguras e precisas. “Trabalhamos com duas técnicas cirúrgicas, StreamLight e PRK. A diferença das técnicas consiste na preparação da córnea para o procedimento. A técnica StreamLight, a preparação da córnea e a correção é totalmente a laser. O PRK é necessário realizar uma raspagem na primeira camada da córnea para depois a aplicação do laser que corrige o grau. Ambas as técnicas são seguras e eficazes e são definidas após a avaliação de exames. ” Explica o médico.

O procedimento nos dois olhos dura cerca de 15 a 20 minutos e a anestesia é feita por meio da aplicação de colírios.

Recuperação rápida

Por ser uma cirurgia de rápida recuperação, as férias de julho são o período ideal para a realização. “A recuperação do procedimento é relativamente rápida, a visão deve ficar um pouco embaçada nas primeiras semanas, mas nada limitante. Na primeira semana o paciente tem alguns cuidados a serem seguidos, é necessário ficar com uma lente de contato no olho para ajudar na cicatrização, mas a maioria dos pacientes na segunda semana já está de volta ao trabalho”, ressalta.

Equipe especializada

O oftalmologista reforça ainda que a indicação e o procedimento devem ser feitos por especialistas em cirurgia refrativa, garantindo a segurança e a eficácia. O Hospital de Olhos de Cascavel conta hoje com oito oftalmologistas especializados. “Há casos em que a cirurgia não é indicada, por exemplo, para pacientes que possuem alguma doença na córnea, como ceratocone. Casos em que o grau ainda não estabilizou também têm que ser avaliados de forma criteriosa o melhor momento para realizar o procedimento. Por isso a importância da avaliação com um especialista. Seguindo todos os critérios de segurança, o grau de satisfação desta cirurgia é muito alto”, completa.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.