Seja bem vindo
Cascavel,07/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Univel realiza visita técnica em São Paulo

A jornada começou na sexta-feira (12), com a saída da Univel às 19h, em frente ao Centro Tecnológico


Univel realiza visita técnica em São Paulo Assessoria

São Paulo é uma cidade que respira arquitetura, tornando-se um roteiro ideal para acadêmicos que desejam conhecer mais sobre os desafios, tendências e inovações do setor. Essa foi a experiência vivida por 32 alunos e 5 professores do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Univel, durante uma visita técnica à cidade que ocorreu entre os dias 12 e 16 de julho de 2024. A imersão em um dos maiores polos arquitetônicos do País proporcionou vivências práticas e teóricas que certamente contribuirão para a formação profissional e pessoal dos estudantes.

A acadêmica Beatriz Storrer destacou que os lugares visitados foram de extrema importância para sua formação, proporcionando um sentimento de que estudar Arquitetura foi a escolha certa. “Estudar Arquitetura e Urbanismo na Univel foi o que tornou possível esses dias de muito conhecimento e é isso que significa viver a Univel na prática significa ver com os próprios olhos tudo que foi aprendido em sala de aula e poder compartilhar experiências com colegas e professores”, disse a acadêmica.

INTINERÁRIO 

A jornada começou na sexta-feira (12), com a saída da Univel às 19h, em frente ao Centro Tecnológico. Após uma noite de viagem, o grupo chegou a São Paulo por volta das 10h da manhã do sábado (13), que começou com um café da manhã no icônico Mercado Municipal de São Paulo, onde os alunos puderam apreciar a arquitetura histórica e a riqueza cultural do espaço, um marco da cidade desde 1933. Após o café, o grupo seguiu para o Shopping Cidade Jardim, um complexo que se destaca por sua integração com a paisagem urbana e sua arquitetura sofisticada. Neste local, os acadêmicos tiveram uma aula sobre mobilidade urbana com a ex-gerente de planejamento do Metrô de São Paulo, a arquiteta Cristina Bastos, que explicou o funcionamento e planejamento das linhas de mobilidade da cidade.

A visita à Casa Cor São Paulo foi um dos pontos altos do dia. O evento, um dos maiores da América Latina no setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo, permitiu aos alunos explorar tendências e soluções inovadoras em projetos residenciais e comerciais

No domingo (14), os alunos caminharam pela Avenida Paulista, observando a mistura de estilos arquitetônicos. Durante a caminhada, visitaram a Casa das Rosas, um marco cultural e arquitetônico projetado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo e concluído em 1935. Também visitaram o Hospital Santa Catarina, conhecido por sua arquitetura histórica preservada. No Museu de Arte de São Paulo (MASP), os alunos admiraram a vasta coleção de arte e a estrutura inovadora do edifício, projetado por Lina Bo Bardi. 

Já a visita à Japan House, projetada por Kengo Kuma, ofereceu uma visão prática de como a arquitetura pode integrar aspectos culturais específicos e promover a sustentabilidade. No Museu Afro Brasil, dentro do Parque Ibirapuera, os alunos estudaram a concepção de espaços culturais que dialogam com o ambiente natural. O dia terminou com visitas ao Parque Ibirapuera e ao Auditório Ibirapuera, projetados por Oscar Niemeyer, que proporcionaram estudos sobre design arquitetônico e interação com o ambiente urbano.

Na segunda-feira (15), o grupo visitou o Calçadão Urbanóide e a Avenida Augusta, que proporcionaram estudos sobre a integração entre espaços urbanos e gastronomia. O escritório do renomado arquiteto paisagista, Benedito Abudd, foi outro destaque do dia, onde os alunos conheceram de perto os projetos de Abudd e participaram de uma aula sobre a prática profissional.

No encerrando da visita técnica, na terça-feira (16), os alunos exploraram o Bairro da Liberdade, um exemplo de como a diversidade cultural pode influenciar o desenvolvimento urbano. O bairro, principal reduto da comunidade japonesa em São Paulo, ofereceu uma visão prática da integração de diferentes estilos arquitetônicos e da contribuição das comunidades imigrantes para a identidade urbana da cidade.

A coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, Lucilene Rocha, destacou a importância da visita técnica para a formação dos alunos, destacando que a viagem proporcionou uma oportunidade valiosa para que os alunos vivenciassem na prática muitos dos conceitos discutidos em sala de aula. “A diversidade de estilos arquitetônicos, as soluções urbanísticas inovadoras e a rica herança cultural observadas em São Paulo enriqueceram enormemente a bagagem acadêmica e cultural dos participantes. Continuaremos a buscar oportunidades que complementem a formação de nossos estudantes, preparando-os para se tornarem profissionais competentes e conscientes da importância da arquitetura e do urbanismo em nossa sociedade”, concluiu a coordenadora.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.