Seja bem vindo
Cascavel,16/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Noite do Rondonista celebra impacto social e as lições de cidadania

Em evento especial, alunos e professores da Univel celebram conquistas e impacto social das operações do Projeto Rondon


Noite do Rondonista celebra impacto social e as lições de cidadania Assessoria

“O Projeto Rondon é a maior sala de aula do Brasil”, declarou a embaixadora do projeto, Dra. Viviane Silva, durante a abertura da "Noite do Rondonista", um evento especial que reuniu estudantes e professores da Univel que participaram das operações Velho Chico e Sentinelas Avançadas II. O evento celebrou o reencontro das equipes após as operações, além da entrega dos certificados de participação no Projeto Rondon e na capacitação oferecida pela Univel, que contou com a presença de egressos da instituição.

A ocasião não só reconheceu as valiosas contribuições dos alunos e docentes, que dedicaram suas férias de julho e seus conhecimentos a diferentes regiões do país, mas também destacou o impacto positivo dessas ações nas comunidades atendidas. Isso reforça o compromisso social da Univel com o objetivo central do Rondon: formar multiplicadores de boas práticas sociais.

O Projeto Rondon transforma a vida de estudantes e professores, proporcionando experiências únicas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. De acordo com a Dra. Viviane Silva, ao se envolverem em ações de extensão universitária em comunidades carentes, os estudantes passam por profundas transformações. "A maior lição de vida e cidadania, um dos pilares do Projeto Rondon, está no aprendizado adquirido ao conviver com pessoas tão diversas, com realidades e vivências distintas, moldadas por suas atividades e condições geográficas", destacou Viviane.

A "Noite do Rondonista" também foi um espaço para compartilhar as experiências vividas nas operações, conforme ressaltado pela professora Kátia Salomão, coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão e do Núcleo Rondon da Univel. "A Univel tem orgulho de cooperar com o Projeto Rondon e de celebrar, na Noite do Rondonista, as valiosas lições de vida e cidadania experimentadas pelos professores e alunos", afirmou.

Além dos participantes, o evento contou com a presença das coordenadoras do Núcleo Rondon, professoras Kátia Salomão e Susana Padoin, da coordenadora pedagógica da Univel, Vera Paulin, e do homenageado da noite, Anderson Antikievicz Costa, além de outros professores e integrantes das operações Velho Chico e Sentinelas Avançadas II.

Para Gabrielly Eduarda Loureiro Silva, acadêmica de Ciências Contábeis e participante da Operação Velho Chico, o Projeto Rondon teve um impacto profundo em sua vida. Ela destacou a troca de conhecimentos e histórias durante as operações e afirmou que a experiência é transformadora. "Só quem é rondonista sabe e sente verdadeiramente o que acontece na operação", disse. Ela ainda convidou outros universitários a conhecerem o projeto, ressaltando que é uma experiência inesquecível.

Homenagem


A noite contou com uma homenagem especial ao professor Anderson Antikievicz Costa, dos cursos de Comunicação da Univel, reconhecido como o precursor do Projeto Rondon na instituição. Anderson recebeu um certificado de reconhecimento entregue pela Dra. Viviane Silva em agradecimento pelos seus sete anos de dedicação ao projeto. Emocionado, ele ressaltou o impacto social do projeto e a importância de ver os alunos crescerem como profissionais e cidadãos através dessa vivência. "A oportunidade de colocar em prática o que ensinamos em sala de aula, em um contexto tão diferente e desafiador, é um dos maiores legados que o Projeto Rondon pode nos proporcionar", afirmou.

Operações de 2024

Neste ano, a Univel participou de duas operações. Na Operação Sentinelas Avançadas II, realizada no Estado de Rondônia, o Conjunto B, formado por alunos de Psicologia, Biomedicina, Odontologia, Educação Física e Agronomia, desenvolveu atividades em Rio Crespo, focadas no bem-estar social, saúde e desenvolvimento sustentável.

Na Operação Velho Chico, realizada em Pernambuco, dois conjuntos participaram: o Conjunto B, com alunos de Direito, Ciências Contábeis, Agronomia, Enfermagem, Psicologia e Odontologia, atuou em Lagoa Grande com ações de cidadania e sustentabilidade. Já o Conjunto C, composto por professores e alunos de Comunicação, foi responsável pela documentação e divulgação das atividades.

Realização e Parcerias

O Projeto Rondon é uma ação interministerial coordenada pelo Ministério da Defesa, com parcerias entre diversos ministérios e governos estaduais, e conta com o apoio de batalhões de Infantaria do Exército nas regiões atendidas.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.