Seja bem vindo
Cascavel,18/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Atuação do urologista vai além do cuidado masculino

Médico atua no diagnóstico, tratamento e cirurgia do aparelho urinário de ambos os sexos


Atuação do urologista vai além do cuidado masculino Imagem ilustrativa

Popularmente, quando nos referimos a especialidade da Urologia, a relação direta que ocorre é com a saúde masculina, mais especificamente o aparelho reprodutor. Porém, esta é apenas uma das áreas de atuação do profissional, que atende ambos os sexos. “O urologista cuida do aparelho urinário de ambos os sexos. Atuamos no diagnóstico, tratamento e cirurgia do aparelho urinário, de órgãos como rins, bexiga e uretra. E no homem, o urologista cuida também da genitália, que aborda também a parte de fertilidade e ereção. No órgão genital feminino, o urologista tem uma atuação intensa na parte de incontinência urinária. É uma atuação avançada, mais avançada que a do próprio ginecologista. Então, muitas vezes as pessoas imaginam que em um consultório urológico só tem homens, o que não é a realidade”, explica o urologista do Policlínica Hospital de Cascavel, Antônio Manoel de Souza. 

Importância do diagnóstico precoce

Da mesma forma que em outras especialidades, o diagnóstico precoce das doenças do aparelho urinário aumenta de forma significativa as chances de cura. Muitas patologias se desenvolvem de forma silenciosa, o que reforça ainda mais a necessidade da realização de exames preventivos. “É importante tanto para o homem quanto para a mulher fazer check-up. Exames de imagem, laboratoriais e de urina auxiliam nessa busca ativa por alguma alteração que possa estar ocorrendo. Há doenças que não apresentam sintomas, o que dificulta o diagnóstico. Uma insuficiência renal crônica, por exemplo, às vezes é silenciosa. Então fazer um ultrassom de rim, que é um procedimento simples, não invasivo, aliado ao exames do check-up pode antecipar um problema que está ainda desconhecido. O mesmo vale para quem tem histórico de pedra no rim, o paciente que tem predisposição pode fazer exames e identificar aquilo que já está alterado no metabolismo. Desta forma, você se antecipa, muda hábitos e corrige o que não está certo. O diagnóstico precoce de doenças também aumenta muito as chances de cura. Em um câncer de próstata, por exemplo, o percentual pode ser superior a 90%”, explica. 

Saúde masculina 

O acompanhamento da saúde do aparelho reprodutor masculino, caso não haja nenhuma doença ou complicação observada na infância e que demande tratamento, deve iniciar próximo a adolescência. “Normalmente o menino, quando chega próximo à adolescência pode fazer uma consulta para avaliar como está o desenvolvimento dos genitais, dos testículos, se não tem varicocele na bolsa escrotal. Seria uma avaliação preventiva. Se não tiver nenhuma alteração, a consulta pode ser feita a cada dois anos, até chegar na fase juvenil. Se tiver alguma demanda, algum fato que necessite de avaliação mais frequente, essa consulta pode ser anual”, esclarece o especialista. 

Já na fase adulta, é preciso realizar o check-up de forma periódica e reforçar a atenção a partir dos 45/50 anos. “Para o homem tem a questão da próstata que precisa ser acompanhada. Se tiver histórico de doença na família, o cuidado deve ser ainda maior porque o câncer de próstata não dá sintoma algum. Felizmente o que mais aparece no homem é o crescimento da próstata e com a idade e mudança do jeito que ele urina, o jato urinário fica mais lento, mais fraco. Muitas vezes começa a sobrar urina na bexiga, então ele tem que ir mais vezes ao banheiro, principalmente à noite”, ressalta. 

Invista na prevenção

A prevenção de doenças, de forma geral, está diretamente ligada aos hábitos cultivados ao longo da vida. “A realização de exames preventivos, aliada a uma boa alimentação, atividade física e o emocional equilibrado compõem a receita da saúde”, garante. 

Com o avanço da ciência, a chegada da velhice também tem sido vista de outra forma. Para as mulheres é comum que com a menopausa haja um olhar para a questão hormonal, o que nos últimos anos também tem sido feito em relação aos homens. “Pessoas que estão entrando na velhice precisam se preparar para viver esta fase com saúde e aí entra a questão do perfil hormonal do homem, que até alguns anos atrás era deixado de lado e hoje já se tem uma atenção muito bacana sobre isso. Você pode preservar sua parte física adotando algumas condutas preventivas, com algum medicamento que traz qualidade de vida e protege a tua máquina física por um tempo mais longo, trazendo mais conforto”, completa.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.