Seja bem vindo
Cascavel,18/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Terapia renal garante mais segurança no tratamento de pacientes

Método será oferecido com exclusividade pelo Policlínica Hospital


Terapia renal garante mais segurança no tratamento de pacientes  Assessoria

A terapia renal substitutiva é um tratamento responsável por suprir a função dos rins enquanto estes estão sem condições de funcionarem. Essa terapia atua na limpeza e filtragem das impurezas do sangue e é realizada em pacientes com insuficiência renal aguda, com quadros graves e que estão internados na UTI. “Essa terapia pode ser feita através da hemodiálise e o que estamos trazendo de forma inédita para Cascavel, com exclusividade para o Policlínica Hospital, é uma hemodiálise contínua, uma terapia de substituição renal que tem o melhor desempenho para esse tipo de pacientes”, explica a médica nefrologista, Rubia Bethânia Biela Boaretto.

Terapia mais segura e eficaz 

A hemodiálise contínua oferece mais segurança e eficácia no tratamento, com menor risco de complicações durante o procedimento, em relação a uma hemodiálise convencional. “Na técnica contínua nós usamos um aparelho diferenciado, aliado a uma técnica também diferenciada, o que faz com que o paciente tolere o procedimento, o que muitas vezes não ocorreria com a hemodiálise convencional. Isso se dá porque a hemodiálise contínua é mais lenta, causa menos instabilidade no paciente e permite que sejam feitos alguns ajustes na máquina e nas soluções que vão ser utilizadas, fazendo com que o paciente tenha uma tolerância melhor ao tratamento”, esclarece. 

Na prática, a tecnologia e os insumos possibilitam maior chance de recuperação. “Os ganhos são inúmeros! Nós conseguimos proporcionar uma terapia que vai substituir ou vai fazer o funcionamento dos rins temporariamente, nos casos dos pacientes que estão em estado grave na UTI. Ela é indicada para pacientes que tiveram alguma infecção muito grave ou algum tumor, aqueles que estão com muitas medicações para manter o seu nível de pressão, pacientes que tiveram algum dano neurológico, que sofreram algum acidente que causou um trauma no crânio, qualquer quadro do sistema nervoso central ou neurológico grave. A indicação vai depender da condição do paciente, mas é especificamente para pacientes muito graves. Existe uma chance maior de os pacientes que são colocados nessa terapia recuperarem o funcionamento dos seus rins e não precisarem de diálise para a recuperação da saúde, ou para uma alta do hospital”, afirma a médica. 

A iniciativa é uma parceria do Policlínica Hospital com o grupo Nefro Saúde, empresa responsável por toda nefrologia da unidade hospitalar. 

Cascavel se iguala à grandes centros 

A terapia contínua surgiu no início dos anos 2000 e é ofertada em hospitais dos grandes centros do Brasil e do mundo. “A técnica vem se aperfeiçoando ao longo dos anos, tanto do ponto de vista de maquinário e tecnologia, quanto às soluções e filtros que são usados nessa máquina. Cascavel, mesmo sendo um polo de referência, ainda não tinha esse tipo de terapia, então os pacientes muito graves acabavam não podendo ser submetidos a hemodiálise por conta da falta desse equipamento. Agora a cidade ganha uma terapia com equipamento novo, moderno, fácil de ser manuseado e que é encontrado em grandes centros, como Curitiba, Londrina, Maringá, São Paulo, Brasília e em países da Europa e nos Estados Unidos. É um ganho para a população de Cascavel e para os pacientes que vão ser internados no Policlínica Hospital”, ressalta. 

O evento de lançamento do conceito foi realizado na quarta-feira (9), com uma palestra da Dra. Letícia Jorge, nefrologista do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, doutora em nefrologia pela USP e membro do comitê de neurointensivismo da Associação de Medicina Intensiva do Brasil (AMIB). “A terapia estará disponível no Policlínica no dia 21 de outubro. Entre os dias 14 e 18 faremos o treinamento da equipe com a máquina, explicando como vai ser a terapia,  funcionamento, os insumos e seus filtros. Nosso plano é que a terapia seja disponibilizada logo após esse período de treinamento, ainda no mês de outubro”, completa.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.