Banco de Olhos de Cascavel incentiva doação de órgãos e tecidos
Neste Dia de Finados, o Banco de Olhos realiza campanha de conscientização no Cemitério Central Dom Mauro, em Cascavel
O Banco de Olhos de Cascavel, realiza no próximo sábado (2), dia de Finados, uma campanha de conscientização para incentivar doação de órgãos e tecidos. A ação ficará concentrada no Cemitério Central Dom Mauro.
A mobilização do Banco de Olhos já é tradicional nesta data, a equipe aproveita a grande concentração de público para passar informações e tirar dúvidas sobre a doação de córneas e encorajar o diálogo sobre o assunto com familiares e pessoas próximas.
“É um assunto delicado de ser tratado com os nossos familiares, uma vez que se trata de conversar sobre a partida de quem amamos, mas é necessário para que mesmo quando deixarmos este mundo, ainda possamos fazer a diferença na vida das pessoas que aqui permanecem e podem ter uma segunda chance por meio dos nossos órgãos e tecidos. Por isso, todos os anos assumimos a missão de levar informação e aumentar o número de pessoas que, em vida, se declaram doadoras”, ressalta a diretora-técnica do Banco de Olhos de Cascavel, Selma Miyazaki.
Um doador pode transformar a vida de até oito pessoas, doando coração, fígado, pulmão , rins, ossos e córneas. Por isso, é importante que a decisão seja comunicada à família, para facilitar e agilizar o processo de doação, uma vez que o tema ainda é motivo de muitas dúvidas por parte da população, resultando em recusas.
Somente no Paraná, a fila de espera pelo transplante de córnea é 1.420 pessoas. Em 18 anos de existência o Banco de Olhos de Cascavel soma 7.250 doações de córneas e atualmente recebe mensalmente cerca de 35 a 40 doações.
Assessoria
COMENTÁRIOS