Indústria paranaense realiza encontro sobre meio ambiente e sustentabilidade
Líderes da indústria paranaense debatem estratégias ESG, inovação sustentável e o papel das empresas frente às mudanças climáticas
O primeiro Encontro Paranaense de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (Epmais) começou nesta terça-feira (29). A abertura foi conduzida por Nilo Cini Junior, coordenador do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fiep, representando o presidente Edson Vasconcelos. Ele destacou o objetivo do evento: compartilhar conhecimento e reconhecer boas práticas para inspirar o setor a ir além.
Fabricio Castilho Haesbaert, Chefe de Gabinete da Sanepar, enfatizou os esforços da companhia em prol da sustentabilidade, enquanto José Luiz Scroccaro, diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), salientou que o evento representa um passo importante para enfrentar as mudanças climáticas. Ele lembrou que o legado sustentável deve começar com nossa geração. “Sempre falamos em deixar um legado para a geração futura, mas vou dizer aos senhores, a geração futura é a nossa. Temos que deixar um legado para a nossa geração como exemplo e para podermos incitar a geração que continua,” declara.
José Luiz Scroccaro, diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT) - Foto: Gelson Bampi/Fiep
O painel de abertura abordou a “Agenda ESG da Indústria“, explorando a interação dos ODS com a agenda ESG. Aline Calefi, gerente de responsabilidade social do Sesi Paraná, apresentou o programa de Mentoria ESG e destacou que a Fiep foi a primeira federação signatária do Pacto Global, Ela apresentou resultados do programa de Mentoria ESG, que somente 2023, teve 371 indústrias diagnosticadas. O programa auxilia indústrias na incorporação de práticas sustentáveis e de responsabilidade social conforme os princípios ESG. As indústrias que completam o programa recebem um selo, destacando suas práticas de sustentabilidade. Aline também explanou a Gestão da sustentabilidade GRI (Global Reporting Initiative), realizada pelo Sesi, e reiterou que há 10 anos o Sistema Fiep possui um relatório de sustentabilidade.
Aline Leão, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, apresentou a “Ambição 2030”, que busca acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de metas concretas. Em seguida, Elias Zydek, diretor-presidente da Frimesa, compartilhou práticas de ESG da empresa, incluindo um programa de suinocultura certificado e transição energética, que já alcançou 97,5% de energias renováveis e 33% de redução de emissões.
Henrique Luvison da Silva, da Klabin, detalhou a Agenda Klabin 2030, alinhada aos ODS e focada em crescimento sustentável com metas de curto, médio e longo prazo. A sessão da manhã encerrou com perguntas e respostas mediadas por Fernando Mizote, diretor da Fiep.
O painel sobre Mercado de Carbono e Mudanças Climáticas trouxe a visão de dois especialistas na área de gestão climática e mercado de carbono. Ivan Tomaselli, fundador diretor-presidente da STCP Engenharia de Projetos, e Paulo Zanardi KR, diretor de Mudanças Climáticas da GSS Carbono e Bioinovação. Zanardi apresentou os projetos de restauração trabalhados pela GSS e a plataforma Repenso.
A gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Mendes, apresentou o Programa Água Segura, que visa promover a segurança hídrica. Este programa tem ações tanto de pequeno porte, com parcerias nos municípios, como ações a longo prazo, como a Reserva Hídrica do Iguaçu, que terá capacidade para armazenar 2 bilhões de litros de água, volume suficiente para abastecer Curitiba por cinco dias.
Foram apresentados cases pelo gerente-geral de Manutenção da Renault, Marcelo Aroldi e pelo gerente e pelo diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Felipe Marques, que exemplificam soluções para a mitigação de emissões de gases de efeito estufa.
7º Seminário Paranaense de Logística Reversa
Nesta quarta-feira (30) a programação do evento tem mais dois painéis. Um deles será a 7ª Edição do Seminário Paranaense de Logística Reversa, maior e mais tradicional evento sobre o tema no Paraná. Neste ano, serão apresentados o panorama nacional e estadual da logística reversa, as novas regulamentações nacionais, bem como serão debatidos os incentivos tributários para a cadeia de reciclagem.
- Carlos Silva Filho | S2F Partners
- Gesner Oliveira | GO Associados
- Isabella Tioqueta | Sedest
- Nilo Cini Junior | ILOG
- Gustavo Fanaya | Ínpar
- Moderador: Rui Gerson Brandt | Sinpacel
30/10 – Economia Circular
Para encerrar a programação, o painel de Economia Circular apresentará uma visão geral do tema, considerando as recém-publicadas “Estratégia Nacional de Economia Circular” e “ISO 59.000”. Na sequência, serão apresentados casos práticos do Hub Incríveis, COCAL e Votorantim, destacando soluções inovadoras e barreiras à adoção de práticas circulares nas indústrias.
- Natacha Britschka | FIESP
- Simone Carvalho | ABIPLAST
- Ramon Jung | HUB Incríveis
- Gustavo Aizzo | COCAL
- Eduardo Porcíncula | Votorantim/Verdera
- Ricardo de Morais | Senai/PR
- Moderador: Nilo Cini Junior | Fiep/ILOG
Assessoria
COMENTÁRIOS