Professora da Unioeste apresenta projeto de turismo rural
O projeto faz parte do programa Universidade Sem Fronteiras, e permitiu a abertura de vagas para bolsistas
A convite do vereador Dr. Lauri (MDB), a professora doutora Rosislene de Fátima Fontana, da Unioeste, apresentou na Tribuna Livre desta segunda (04) o projeto “Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF)”. Coordenado pela professora, o projeto busca promover o turismo rural como fonte de renda para pequenos produtores em Lindoeste, incentivando práticas sustentáveis e o desenvolvimento econômico regional.
O projeto faz parte do programa Universidade Sem Fronteiras, e permitiu a abertura de vagas para bolsistas. Para jovens recém-formados com até três anos de conclusão, há duas vagas com dedicação de 40 horas semanais e bolsa de R$ 3.200,00 mensais, por 12 meses. Estudantes de graduação nas áreas de Administração, Turismo ou Hotelaria também podem participar, concorrendo a duas vagas de 30 horas semanais com bolsas de R$ 1.192,00 mensais, pelo mesmo período.
Dra. Rosislene mencionou que novos projetos podem surgir para expandir a atuação do turismo rural para outros municípios, como Cascavel e Corbélia, aproveitando o potencial de cada região para fomentar a economia local e criar oportunidades de geração de renda de forma sustentável.
Após a sessão, Dr. Lauri comentou sobre a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento da economia local. Ele ressaltou como a parceria entre a academia e a comunidade tem um papel essencial no desenvolvimento de projetos que geram impacto social.
E também informou que, paralelamente a esse projeto, a Agência de Fomento de Cascavel está se organizando para dar início a um estudo dos arranjos produtivos de cada distrito de Cascavel, com o objetivo de identificar as vocações e potencialidades econômicas de cada região. Essas ações, segundo Dr. Lauri, são fundamentais para a criação de novas oportunidades no setor rural, promovendo emprego e desenvolvimento sustentável em Cascavel.
Assessoria
COMENTÁRIOS