Seja bem vindo
Cascavel,14/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Concurso Cultural do CAPS promove saúde mental entre estudantes

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Corbélia realizou um concurso cultural em alusão ao Setembro Amarelo


Concurso Cultural do CAPS promove saúde mental entre estudantes Divulgação

Em uma mobilização inédita no município, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Corbélia realizou, durante o mês de setembro, um concurso cultural em alusão ao Setembro Amarelo, e envolveu estudantes do 6º ao terceiro ano das quatro escolas estaduais: o Colégio Cívico Militar Amâncio Moro, o Colégio Estadual Duque de Caxias, o Colégio Estadual São Francisco de Assis e o Colégio Estadual Olavo Bilac. A ação foi estruturada em duas categorias – desenhos e poemas –, e teve como tema central a valorização da vida e o bem-estar emocional dos jovens.

A participação dos alunos foi surpreendente e significativa como conta a Coordenadora do CAPS Lucélia Wendt Schmitt. “Somente o Colégio Cívico Militar Amâncio Moro contou com 690 alunos engajados na produção dos trabalhos, enquanto o Colégio Estadual Duque de Caxias teve a participação de 520 alunos. No Colégio Estadual Olavo Bilac, 349 estudantes participaram da iniciativa, e o Colégio Estadual São Francisco de Assis contou com 450 participantes. Com um total de mais de 2.000 produções, os alunos demonstraram seu talento e expressaram suas reflexões sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a valorização da vida.”

O psicólogo Eduardo Mezzaroba explica que a proposta do concurso foi amplamente acolhida pelas escolas, e os professores desempenharam um papel fundamental na orientação e seleção das produções dos alunos. “Cada instituição realizou uma etapa interna de avaliação para escolher os dez melhores trabalhos em cada categoria – desenhos e poemas –, resultando em um total de 20 trabalhos finalistas de cada escola. Esses trabalhos foram escolhidos com base em critérios como originalidade, conteúdo e a mensagem de conscientização transmitida.”

Com o envolvimento direto dos profissionais do CAPS, a etapa final da seleção aconteceu em uma reunião no próprio Centro de Atenção Psicossocial, onde a equipe teve o desafio de escolher os quatro melhores trabalhos do município em cada categoria. “A nossa escolha foi bem criteriosa. Juntos escolhemos os trabalhos que melhor expressaram os sentimentos de esperança, solidariedade e empatia, além de incentivar a conscientização sobre saúde mental.”

Para celebrar os finalistas e participantes, uma cerimônia de premiação foi realizada em cada escola no mês de outubro. Os quatro melhores trabalhos do município em cada categoria – desenhos e poemas – receberam medalhas em reconhecimento ao talento e à mensagem de conscientização transmitida no trabalho. Além disso, todos os alunos que participaram do concurso receberam uma certificação especial, valorizando o envolvimento de cada estudante na ação de promoção da saúde mental e valorização da vida.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.