Cascavel participa do arbitral do Campeonato Paranaense 2025
Primeira fase terá 12 clubes disputando 11 rodadas e o Paranaense 111 da história vai explorar os clássicos e somará 17 datas, começando em 11 de janeiro
O arbitral do Campeonato Paranaense 2025, que define o formado do Estadual de 2023, foi realizado nessa terça-feira (12), em Curitiba. Na reunião, os representantes dos 12 clubes participantes e a Federação Paranaense de Futebol (FPF) decidiram repetir a fórmula de disputa utilizada em 2023 e 2024.
Em 2025 o Campeonato terá início no dia 11 de janeiro e termina no dia 26 de março com a grande final. Neste ano, o Estadual começou em 17 de janeiro e terminou no dia 6 de abril.
A antecipação em uma semana foi necessária para se ajustar ao novo calendário do futebol brasileiro em 2025, modificado por causa do Mundial de Clubes da Fifa e também divulgado nesta terça feira (12).
A fórmula de disputa de 2025 será a mesma de 2023 e 2024. Os 12 times jogam em turno único na primeira fase – são 11 rodadas. Os oito melhores avançam para as quartas de final. Os dois últimos são rebaixados. As quartas, as semifinais e a final são disputadas em jogos de ida e volta.
Os participantes em 2025 são:
- Athletico (campeão em 2024)
- Maringá FC (vice)
- Coritiba (3º)
- Operário (4º)
- FC Cascavel (5º)
- Azuriz (6º)
- Londrina (7º)
- Cianorte (8º)
- Andraus (9º)
- São Joseense (10º)
- Paraná Clube (campeão da segunda divisão)
- Rio Branco (vice da segunda divisão)
Para manter a fórmula com 17 datas, o Campeonato Paranaense terá uma rodada durante uma Data FIFA – de 17 a 25 de março. A tabela de jogos será divulgada em 22 de novembro.
Jogo de abertura
O jogo de abertura será entre Athletico, atual campeão, e Paraná Clube, campeão da Segunda Divisão. O mando de campo dessa partida ainda não foi definido. O tema do Paranaense 2025 escolhido pela Federação é a força dos ‘clássicos’. Por isso, a abertura com um clássico curitibano.
Uma novidade é iremos voltar com o troféu de campeão do interior, tirando os times da região metropolitana de Curitiba, o mais bem colocado levará essa taça.
Nova competição
A FPF pretende lançar no segundo semestre a Copa Paraná, que será disputada pelos clubes da primeira divisão estadual que não têm vaga nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Também poderão participar equipes da segunda divisão estadual. O torneio vai distribuir uma vaga na Copa do Brasil de 2026. Para esta competição acontecer a Federação exige a participação de pelo menos oito times.
O novo torneio segue o modelo da Copa Paraná ou Taça FPF, que já foi disputada em 1998, 99, 2003, 06, 07, 08, 15, 16, 17 e 19. Em várias edições, o campeão ganhou uma vaga na Série D nacional. Dessa vez, porém, todas as vagas na quarta divisão nacional serão distribuídas no Campeonato Paranaense.
Limite de inscritos
O Campeonato Paranaense de 2025 vai manter a regra de 2024 sobre inscrições de jogadores. Não haverá limite por clube. Os clubes poderão inscrever quantos jogadores quiser até o fim da primeira fase. Além disso, foi definido o limite de nove jogadores estrangeiros por jogo, uma adequação ao regulamento geral de competições da CBF.
Em relação ao VAR, está mantido a utilização do recurso tecnológico para os jogos da semifinal e final. De acordo com o presidente Hélio Cury Filho, existe a possibilidade de antecipar, ainda em 2025, esse modelo também para as quartas de final.
Assessoria
COMENTÁRIOS