Corbélia promove conscientização nas escolas sobre cuidados e responsabilidade com animais
Como parte dessa ação, o município intensificou a conscientização nas escolas sobre a importância de se responsabilizar com os bichos
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPetParaná) chega pela segunda vez em Corbélia e irá castrar 300 animais no mês de dezembro. Junto ao programa, o município também está trabalhando com a conscientização das crianças para os cuidados com os animais. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado e conta com uma contrapartida financeira do município. O programa visa não só o controle populacional, mas também a promoção do bem-estar animal e da saúde pública.
Como parte dessa ação, o município intensificou a conscientização nas escolas sobre a importância do cuidado com os animais. Recentemente, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Andreo Fontana, esteve presente na escola Castro Alves junto com a Coordenadora Geral da Secretaria de Educação, Patrícia Dalla Vecchia. Juntos, eles desenvolveram atividades educativas em duas salas de aula, onde foi distribuída a cartilha “Mila e os Animais de Companhia” para os alunos.
A cartilha apresenta a história de Mila, uma menina que encontra um cachorrinho abandonado e aprende sobre os cuidados e responsabilidades de ter um animal de estimação. A narrativa aborda tópicos importantes, como vacinação, castração, e a importância de denunciar maus-tratos e abandono, destacando o compromisso com a "tutela responsável".
Andreo Fontana reforça que o trabalho é essencial para Corbélia. “Estamos unindo o cuidado direto com os animais, por meio da castração, e a educação das futuras gerações sobre o respeito e as responsabilidades que envolvem os cuidados de um animal”.
Para Patrícia Dalla Vecchia a história da Mila na cartilha é uma maneira didática de inspirar as crianças, e mostra que o cuidado com os animais é um ato de cidadania e amor. “A cartilha desperta nos alunos uma conscientização que eles levem para a vida, promovendo uma cidade mais comprometida com os nossos animaizinhos”, conclui.
COMENTÁRIOS