Seja bem vindo
Cascavel,21/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Dia Internacional do Homem busca conscientizar a população masculina

Data vinculada ao Novembro Azul incentiva cuidados com a saúde masculina e ressalta a importância do diagnóstico precoce


Dia Internacional do Homem busca conscientizar a população masculina Assessoria

O Dia Internacional do Homem é a data reservada no calendário no dia 19 de novembro para comemorar a existência dos homens das nossas vidas, pais, tios, avós, mas também utilizada para conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde. O dia é vinculado com a campanha Novembro Azul, criada para alertar sobre o câncer de próstata, doença que acomete cerca de 65 mil homens por ano, sendo mais comum após os 50 anos de idade. 

Há uma alta taxa de diagnósticos tardios de doenças comumente masculinas, e segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, este dado é resultado da baixa procura por atendimento médico para realização de exames de rastreamento. O diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura de doenças. O câncer de próstata, por exemplo, tem uma porcentagem de cura em 90% dos casos. A procura por especialistas para avaliar anualmente a saúde do aparelho reprodutor é recomendada após os 50 anos de idade, ou mais cedo, para aqueles com histórico de doenças na família. No Policlínica Hospital de Cascavel, a equipe de médicos especializada em saúde do homem faz o acompanhamento completo com consultas, exames de diagnóstico e orientação de tratamentos, quando necessário. 

Exames anuais recomendados 

Além do câncer de próstata, existem outras doenças que podem ser comuns na população do sexo masculino, entre elas as doenças do coração, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são as que mais acometem homens no mundo.

Exames de sangue, como hemograma, triglicérides, dosagem de colesterol e glicemia  para avaliar os componentes do sangue e detectar ou descartar distúrbios como anemia, doenças autoimunes ou infecciosas são usados para o diagnóstico precoce.

Os exames de fezes e urina são bastante úteis para detectar infecções, diabetes, hepatites, doenças renais e do sistema digestivo. Estes são exames simples realizados por coletas de amostras analisadas em laboratórios. 

A avaliação pulmonar é indicada para diagnóstico de doenças causadas principalmente pelo tabagismo, que segundo a OMS é a principal causa evitável de morte no mundo. O exame mais comum é o raio-x do tórax, e pode indicar alterações pulmonares causadoras de infarto, insuficiência respiratória e câncer de pulmão. 

O exame de próstata pode ser realizado através do PSA que utiliza da coleta de sangue para analisar a quantidade de proteína produzida pela glândula. Com ele, é possível investigar a possibilidade de câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna e a prostatite, que é a inflamação da próstata. Já o exame de toque retal pode indicar fissuras, hemorragias ou nódulos, e pode ser recomendado quando o diagnóstico da proteína do sangue contém alterações.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.