Sistema Fiep reinaugura oficina automotiva do Senai Toledo
No espaço, foram investidos R$ 100 mil para reforma e aquisição de novos equipamentos, que atenderão as demandas por formação em mecânica leve
O Sistema Fiep reinaugurou, nesta quinta-feira (21), a oficina do Senai em Toledo destinada a cursos que formam profissionais para a área automotiva. No espaço, foram investidos R$ 100 mil para reforma e aquisição de novos equipamentos, que atenderão as demandas por formação em mecânica básica leve. A cerimônia teve a presença do presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, além de lideranças do setor industrial, ligadas especialmente ao Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo (Sindirepa Toledo), parceiro na definição do investimento.
Com uma média de 210 alunos formados por ano até aqui, a nova oficina terá capacidade para ampliar esse número, oferecendo cursos com maior qualidade e infraestrutura mais adequada. A estrutura passa a ter à disposição dos alunos, também, um veículo Renault Duster, recebido por meio de uma parceria com a Renault do Brasil.
Além disso, o laboratório conta com o apoio da Escola Móvel de Tecnologia Automotiva, que é um recurso novo do Senai Paraná para levar cursos focados em diagnóstico automotivo de alto padrão a diversos municípios. A escola móvel já esteve em todas as regiões neste segundo semestre de 2024, ofertando capacitações sempre em parceria com os Sindirepas, capacitando em torno de 70 alunos com o curso de Osciloscópio Automotivo. Em Toledo, essa formação será ofertada em dezembro, entre os dias 3 e 6.
O presidente do Sistema Fiep lembrou que, inicialmente, o investimento visa a área de mecânica básica leve. Mas, para 2025, poderá haver investimentos também em motores e ferramentas que atendam a área de mecânica pesada. “Este espeço que reinauguramos hoje é uma parte do nosso projeto, pretendemos avançar ainda mais, também com a mecânica pesada”, disse Vasconcelos.
Wanderlei Kuhn, presidente do Sindirepa Toledo
Importância para o setor
A revitalização do espaço foi definida em parceria com o Sindirepa Toledo, que representa as empresas de reparação de veículos e acessórios do município e região. O presidente do sindicato, Wanderlei Kuhn, afirmou que a oficina revitalizada vai trazer benefícios para toda a população e, em especial, para o segmento das oficinas. “Todas as áreas que desempenham funções nas oficinas estão defasadas, precisando de mão de obra qualificada. Não fosse esta escola, nossa área automotiva estaria muito mais carente”, declarou. “Agora, este espaço oferece uma condição bem melhor para formar os nossos profissionais e queremos aumentar a inserção deles no nosso mercado”, completou.
Já o diretor da Fiep e ex-presidente do Sindirepa Toledo, Nedir Nojehovski, afirmou que a formação oferecida pelo Senai é fundamental para que a prestação de serviços das empresas do setor seja cada vez mais eficiente. “É importante termos trabalhadores capacitados para que os motoristas não tenham problemas com serviços feitos por profissionais não preparados. Acredito que, com esta nova oficina, vamos ter bons frutos no futuro”, afirmou. Além de empresários do setor de reparação de veículos, também participaram da cerimônia de reinauguração, entre outras lideranças, o vice-presidente da Fiep, João Alberto Soares de Andrade, o conselheiro regional da Fiep no Oeste do Paraná, Lieser Augusto Belensier, o presidente do Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do Paraná (Siitep), Biratã Higino Giacomoni, e a diretora regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone.
Assessoria
COMENTÁRIOS