Pequenos negócios marcam presença na Feira Sabores do Paraná
Produtores diferentes regiões do Estado estarão no evento que deve reunir um público de pelo menos cinco mil pessoas em cada dia
Vinte e oito pequenos negócios da agricultura familiar, atendidos pelo Sebrae/PR, marcarão presença na Feira Sabores do Paraná, que será realizada de 28 de novembro a 1º de dezembro, no salão de atos do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Com entrada gratuita, a feira receberá, ao todo, 66 empreendedores paranaenses selecionados através de edital e 10 convidados do Rio Grande do Sul para expor e comercializar produtos.
Promovida pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), com execução do IDR-Paraná e apoio do Sebrae/PR, Adapar, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Sistema Faep/Senar-PR e Fetaep, além dos expositores das agroindústrias, a Feira terá também a gastronomia como carro-chefe para divulgar as atrações turísticas do Estado, além de aulas-show de culinária
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, afirma que é preciso que os produtos saiam de seus locais de origem e se tornem conhecidos, apreciados e consumidos.
"Nós temos orgulho daquilo que é feito pelos agricultores familiares deste Estado, desde o plantio até a transformação do produto para entregar algo com maior valor agregado aos consumidores", afirma.
Feira vai disponibilizar variedade de produtos da agricultura familiar paranaense - Foto: Arquivo AEN
A coordenadora de Agronegócio do Sebrae/PR, Caren Nanci dos Santos, explica que a instituição marcará presença também com um painel sensorial para apresentar alguns os produtos que têm o registro de Indicação Geográfica (IG) como as Bala de Banana de Antonina, Camomila de Mandirituba, Erva-Mate São Matheus, Morango do Norte Pioneiro, Café do Norte Pioneiro, Goiaba da Carlópolis e Mel do Oeste do Paraná.
Também estarão no painel produtos em fase de estruturação para a busca do registro ou aguardando reconhecimento, como o Couro de Peixe Marinho de Pontal do Paraná, Crochê de Barbosa Ferraz, Ginseng de Querência do Norte e Urucum de Paranacity, além da marca coletiva Queijo Colonial do Sudoeste.
Produtos da agroindústria serão comercializados no salão de atos do Museu Oscar Niemeyer - Foto: Karoline Marques/IDR
"Nosso intuito é focar em ações que facilitem o acesso ao mercado de nossos clientes, e a Feira Sabores do Paraná é uma grande oportunidade. Trabalhamos junto ao segmento da agroindústria para que os pequenos empresários do setor tenham apoio para adequação à legislação, além do acesso à inovação, comunicação visual, rotulagem, desenvolvimento de marca, entre outras demandas", comenta Caren.
Mel produzido pelo empresário Jairo Corrent será vendido na Feira Sabores do Paraná - Foto: Divulgação
Jairo Corrent é um dos empresários que marcará presença na Feira Sabores do Paraná, com os produtos da Terra das Abelhas, sua marca registrada em Prudentópolis, nos Campos Gerais. A expectativa é além de oferecer aos visitantes o sabor do mel das abelhas sem ferrão, como Mandaçaia e Jataí, também apresentar para degustação o hidromel, que aguarda aprovação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para sua comercialização. Com foco na diversificação, os produtos da Associação Prudentopolitana de Apicultores e Meliponicultores (Apam), como o mel Apis, também estarão disponíveis para venda.
"Este é o nosso primeiro ano na Feira, e chegamos com nossa marca, a Terra das Abelhas. Queremos não só realizar boas vendas, mas também estabelecer parcerias para expandir nossa linha de produtos, que inclui mel em sachês, favo, bisnagas e potes", destaca Jairo, ao comentar que Feira promete ser uma vitrine para os sabores autênticos do Paraná, oferecendo uma experiência única para os amantes do mel e derivados.
A Feira será aberta ao público no dia 28 de novembro, às 16 horas. Nos demais dias acontecerá das 10 às 20 horas.
Feira Sabores
A Feira Sabores do Paraná aconteceu de 2000 a 2014, com edições em Curitiba e em diversos municípios do Estado. Como naquela época, nesta edição a gastronomia será o carro-chefe para divulgar as atrações turísticas paranaenses. Também serão realizadas aulas-show de culinária, com ingredientes disponíveis na feira ou alguma cultivar desenvolvida pela pesquisa do IDR-Paraná. Cada aula-show terá o número máximo de 30 participantes e a inscrição é gratuita e feita no local.
Assessoria
COMENTÁRIOS